Opinião | Papagoiaba

EDITORIAL - Política é como nuvem
"Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou", essa frase atribuída ao parlamentar e governador de Minas Gerais, José Magalhães Pinto, falecido em 1996, retrata com exatidão o convite feito na sexta-feira (2) pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), e pelo governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), ao ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (MDB).
Neto foi apresentado como cotado para ser candidato ao lado do ex-prefeito do Rio, César Maia, que encabeçará a chapa DEM e PMDB nas eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro este ano.
Em 2006 o ex-prefeito Neto e o então secretário de Estado Pezão disputavam a indicação como candidato a vice-governador de Sérgio Cabral.
Naquele ano Sérgio Cabral e seu vice Pezão foram eleitos para comandar o estado do Rio após Neto ter sido preterido ao cargo de vice-governador pelos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, que praticamente articularam a chapa vitoriosa.
Participaram do convite ao ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, os prefeitos: Rodrigo Drable (MDB), de Barra Mansa; Diogo Balieiro (PSD), de Resende; Ednardo Barbosa (MDB), de Pinheiral; Fernando Jordão (MDB), de Angra dos Reis, Rafael Diniz (PPS), de Campos dos Goytacazes; Vicente Guedes (PPS), de Rio das Flores; Fernandinho Graça (PP), de Valença; Bruno de Souza (MDB), de Quatis; Ailton Marques (PDT), Porto Real; Eduardo Guedes (MDB), de Itatiaia; Dr. Luiz Antônio (PDT), de Piraí; Mario Esteves (PRB), de Barra do Piraí, e José Osmar (PR), de Rio Claro.
Nessa miscelânea de ideologias pautadas pela conveniência e, principalmente, pela manutenção de foros privilegiados, encontramos os prefeitos Mario Esteves e José Osmar, respectivamente, filiados aos PRB de Crivella e PR de Garotinho, nomes da política nacional que vão muito além de apenas adversários dos representantes do MDB e DEM.
A avaliação do Papagoiaba é que as operações contra a corrupção estão unindo interesses para salvar políticos da cadeia.
-
Categoria
Opinião -
Cliques
898 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários