Destaques | PAPAGOIABA
Prefeito de Barra do Piraí anuncia caminhão da coleta seletiva sem implantar a coleta seletiva no município
Sem qualquer tipo de projeto de reciclagem do lixo urbano em desenvolvimento no município, o prefeito Mário Esteves (PRB), anunciou nesta segunda-feira, 22, em sua página no aplicativo Facebook, que chegará na sexta-feira, 25, um caminhão para a coleta seletiva em Barra do Piraí.
O caminhão, que será entregue ao governo municipal pela Secretaria Estadual do Ambiente, foi anunciado pelo prefeito Mário Esteves como fruto de sua parceria com o deputado estadual André Corrêa (DEM). “Será um instrumento importante para darmos a correta destinação ao lixo, em termos de sustentabilidade e cuidados com o ambiente, afinal, o planeta é a nossa casa comum”, disse Mário Esteves.
Coleta Seletiva
Para implantar a coleta seletiva em um município é preciso conscientizar os moradores sobre as vantagens da reciclagem do lixo urbano através de palestras, campanhas educativas, cartazes informativos e manuais de coleta seletiva.
Passada esta primeira fase, o próximo passo será a elaboração de um projeto de reciclagem de lixo urbano, levando-se em consideração a logística - como o lixo urbano será coletado e destinado.
Somente após este processo, que demanda tempo e muito trabalho de educação e conscientização, é que a administração pública estará apta a adquirir os coletores específicos devidamente sinalizados.
A reciclagem é extremamente importante para as sociedades atuais. Isso porque ela gera renda para diversos trabalhadores, além de diminuir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, reduzindo a emissão de gases tóxicos e a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
Nem todo lixo pode ser reciclado.
Para ser reciclado, o lixo urbano precisa antes ser separado e limpo. O ato de separá-lo, conforme o material que é feito, recebe o nome de coleta seletiva.
A maioria do lixo orgânico não pode ser reciclada. A parte possível de ser reciclada através da compostagem é formada por restos de frutas, cascas, vegetais e pó de café. Carnes e alimentos industrializados não podem fazer parte do processo de compostagem.
Plásticos, vidros, papel, papelão e metal, como latas de alumínio, podem ser reciclados, se estiverem limpos e secos, para evitar a contaminação.
Entretanto, o caminhão da coleta seletiva solidária chegará em Barra do Piraí na próxima sexta-feira.
Ainda não se sabe para que.
FOTO/CAPA/divulgação
-
Categoria
Destaques -
Cliques
2549 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários