Destaques | PAPAGOIABA
Funcionários do Hospital Maternidade Maria de Nazareth fazem protesto no desfile cívico comemorativo ao 128º aniversário de Barra do Piraí.
O acanhado desfile cívico comemorativo ao 128º aniversário de Barra do Piraí, realizado na manhã de hoje na Avenida Governador Portela, Centro da cidade, foi marcado pela manifestação dos funcionários do Hospital Maternidade Maria de Nazareth (HMMN), que denunciaram o esvaziamento propositado do nosocômio localizado na Rua Frutuoso Gil Gonçalves, no bairro Matadouro.
A indignação dos funcionários do HMMN surgiu após uma entrevista concedida para uma emissora regional afiliada da Rede Globo na manhã de ontem, sexta-feira (9), pelo prefeito Mario Reis Esteves (PRB).
Na entrevista Mario Esteves exaltou a estrutura implantada pela gestão compartilhada, ressaltando, que a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde teve como principal motivo o índice de mortalidade no hospital.
Logo após a entrevista os funcionários publicaram “carta aberta” nas redes sociais, rebatendo as declarações do prefeito de Barra do Piraí. Segundo os funcionários a estrutura implantada é traduzida em um muro derrubado e a reforma de uma sala sem função com a interrupção dos exames pré-natal no hospital.
Os funcionários alertaram que hoje os exames pré-natal são realizados somente nos postos de Saúde da Mulher, que além de insuficientes para atender a demanda, não realizam coletas de sangue ou exames para identificar sífilis, infecção urinária e hipertensão.
“É mentira que temos um alto índice de óbitos no hospital. Além de baixo para todos os padrões, esse índice seria praticamente zero se tivéssemos pré-natal e saúde básica adequada” – trecho extraído da carta aberta dos funcionários do Hospital Maternidade Maria de Nazareth.
Os funcionários reclamaram também sobre os atrasos nos repasses da Prefeitura de Barra do Piraí, que invariavelmente provocam atrasos salariais e cortes de benefícios como vale alimentação.
Para os funcionários o esvaziamento do hospital é parte de um plano para fechá-lo transferindo os setores de obstetrícia e pediatria para o Hospital Escola de Vassouras, no município de Vassouras, provocando, assim, uma redução drástica no número de nascimentos em Barra do Piraí.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1103 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários