Destaques | PAPAGOIABA
Caminhões de Barra do Piraí despejaram lixo urbano misturado com lixo hospitalar no aterro sanitário de Vassouras
O JBP Papagoiaba recebeu no final da manhã desta quarta-feira, 20, dois comunicados da Concessionária Vale do Café, que foram endereçados ao Convale (Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Café) e Prefeitura de Barra do Piraí.
PRIMEIRO COMUNICADO
A Concessionária Vale do Café comunicou ao Convale, que às 7h30, de 25 de janeiro, foi constatado que o caminhão compactador placa GEV-8006, da empresa Pioneira Saneamento e Limpeza, que executa serviço de coleta de lixo para a prefeitura de Barra do Piraí, tinha despejado lixo urbano misturado com lixo hospitalar no aterro sanitário localizado em Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio.
SEGUNDO COMUNICADO
Datado em 7 de fevereiro, a Concessionária Vale do Café comunicou a Prefeitura de Barra do Piraí, que o caminhão compactador placa FSQ-0084, também da empresa Pioneira Saneamento e Limpeza, tinha depositado lixo urbano misturado com lixo hospitalar no aterro sanitário em Vassouras.
COMUNICADO FOI RECEBIDO PELA SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE BARRA DO PIRAÍ
Na Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Barra do Piraí, o servidor Alcebíades Barbosa Filho, o Bidi, que integra a comissão fiscalizadora do contrato do lixo urbano junto com os servidores Ricardo Viana e Carlos Alberto Camargo da Cunha, disse, pelo telefone, que o comunicado foi recebido no setor e que um dos caminhões ficou retido no aterro sanitário de Vassouras por cerca de 10 dias. “Eu fui ao aterro e realmente existiam bisturis, seringas e outros materiais de saúde misturados com o lixo urbano”, revelou Bidi, supondo, que os materiais teriam sido coletados de uma clínica veterinária. “A multa me parece que é superior a R$ 30 mil”, encerrou o servidor.
Representantes da Concessionária Vale do Café e do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Café, também foram contatados pelo JBP Papagoiaba, porém, nada quiseram falar sobre os comunicados.
No comunicado à Prefeitura de Barra do Piraí, com cópia para o diretor do Convale, Carlos Eduardo Granadeiro Correa, o diretor da Concessionária Vale do Café, Rodolfo Moulin Pinheiro, alertou as autoridades sobre as consequências nas áreas ambiental, administrativa e criminal. Segundo o comunicado, o local que recebeu o despejo foi isolado para que os resíduos visíveis fossem separados. No entanto, a possibilidade de contaminação daquele local no aterro sanitário da Concessionária Vale do Café em Vassouras, não foi afastada.
O representante da Concessionária Vale do Café também comunicou que o aterro sanitário de Vassouras não recebeu lixo hospitalar de Barra do Piraí durante os meses de dezembro, de 2018, e janeiro, de 2019.
Aterro sanitário de Vassouras - FOTO/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
2496 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários