Trocando em Miúdos
Estudo alerta que a Coronavac possui somente 28% de eficácia na imunização de idosos acima de 80 anos
A menor efetividade da Coronavac em idosos mais velhos - 28% acima dos 80 anos - observada em um estudo divulgado na sexta-feira, 21, abre a discussão sobre a necessidade de revacinação de pessoas com 80 anos ou mais ainda neste ano.
A pesquisa publicada mostrou que a taxa de proteção das duas doses da CoronaVac cai conforme a idade e varia de 61,8% na faixa etária dos 70 aos 74 anos a 28% acima dos 80 anos.
No grupo entre 75 e 79 anos, o índice encontrado foi de 48,9%.
Em 17 de janeiro o JBP Papagoiaba publicou matéria sobre uso emergencial da Coronavac, alertando, que a Sinovac e o Butantan teriam até o dia 28 de fevereiro para entregar do relatório de imunogenicidade da CoronaVac à Anvisa.
17 Janeiro 2021 - Por Unanimidade, Anvisa Aprova Uso Emergencial De Vacinas Contra Covid-19
https://www.papagoiaba.com/atualidades/por-unanimidade-anvisa-aprova-uso-emergencial-de-vacinas-contra-covid-19
No dia 10 de fevereiro o JBP Papagoiaba publicou matéria, alertando para o prazo da entrega do relatório de imunogenicidade da CoronaVac à Anvisa.
10 Fevereiro 2021 - Dia 28 Vence Prazo Da Anvisa Para Esclarecimento De Dados Inconclusivos Sobre A CoronaVac
https://www.papagoiaba.com/opiniao/dia-28-vence-prazo-da-anvisa-para-entrega-de-dados-inconclusivos-sobre-a-coronavac
No dia 2 de março o JBP Papagoiaba publicou matéria informando que a Sinovac e o Butantan pediram novo prazo para a entrega do relatório de imunogenicidade da CoronaVac à Anvisa.
02 Março 2021 - Butantan E Sinovac Pedem Novo Prazo Para Entrega De Estudos Sobre Eficácia Da Coronavac
https://www.papagoiaba.com/opiniao/butantan-e-sinovac-pedem-novo-prazo-para-entrega-de-estudos-sobre-eficacia-da-coronavac
Especialistas acreditam que a política de imunização deve ser repensada
Para um dos autores do estudo, o infectologista Julio Croda, da Fiocruz, a aplicação de doses de vacinas comprovadamente mais efetivas para idosos deveria ser feito ainda neste ano, após o término da imunização dos grupos prioritários.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 4,2 milhões de idosos acima dos 80 anos já receberam ao menos uma dose da Coronavac.
Croda afirmou que o grupo do qual faz parte, o Vebra COVID-19 Brasil, está acompanhando grupos de idosos vacinados em São Paulo e Manaus e deve publicar dados sobre a taxa de proteção contra casos e mortes dentro de um mês. O infectologista afirmou ainda que os dados do estudo foram compartilhados com o ministério e que a pasta estuda a necessidade de revacinação desse grupo.
Membro do grupo de especialistas independentes que assessora o ministério nos temas de vacinação, o imunologista Jorge Kalil, professor da Faculdade de Medicina da USP, afirma que o tema já começou a ser discutido informalmente entre os cientistas do comitê e deve ser levado para debate no ministério.
O médico também defende a ideia de oferecer vacina mais efetiva aos maiores de 80 anos assim que possível, mas admite que o debate depende da disponibilidade de imunizantes.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Trocando em Miúdos -
Cliques
1253 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários