Opinião | Papagoiaba

Não foi uma tromba d'água que atingiu Barra do Piraí – saiba o que é tromba d'água
Não foi uma tromba d'água que atingiu, por volta das 15h30 desta segunda-feira, 13, alguns bairros e região central de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
FOTOS/WhatsApp - Imagens de bairros e região central de Barra do Piraí após o intenso temporal desta segunda-feira, 13
Ainda que alguns veículos de mídia e também páginas em redes sociais tenham informado o fenômeno meteorológico na cidade cortada pelos Rios Piraí e Paraíba do Sul, segundo matéria do Canaltech - https://canaltech.com.br/ - uma tromba d'água é caracterizada por uma coluna de ar giratória sobre um corpo de água que condensa o vapor, sempre associado a nuvens de tempestade em sua base superior. Muitas pessoas confundem tromba d’água com um tornado por conta de seu formato de funil, mas esta é a única característica em comum entre os dois.
FOTO/reprodução - Imagem de um tromba d´água no mar.
A tromba d’água pode ser encarada como um funil formado por um intenso vórtice que ocorre sobre a extensão de um corpo de água — mar e rio — e que raramente provoca destruição. A duração do fenômeno é pequena, a maioria dura apenas cinco minutos.
Papagoiba publicou alerta de intensos temporais
Na sexta-feira, 10, o Papagoiaba publicou matéria, alertando, para intensos temporais, no sábado, 11, no domingo, 12, e na segunda-feira, 13, períodos em que os maiores acumulados pluviométricos eram previstos em municípios do Sul, Centro-Sul e Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, regiões onde eram esperados acumulados de precipitação entre 100 e 130 milímetros.
A fonte do Papagoiaba para o alerta meteorológico de sexta-feira foi um boletim elaborado por meteorologistas do sistema ‘Alerta de Cheias’ http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/radar.php , publicado, também, na manhã do mesmo dia, pela página do Instituto Estadual de Ambiente do estado do Rio de Janeiro (Inea-RJ).
No boletim, os meteorologistas do sistema ‘Alerta de Cheias’ detectaram áreas de instabilidade associadas ao padrão de circulação em médios e altos níveis da atmosfera, que favoreceriam a ocorrência de intensos temporais acompanhados de rajadas de vento e raios, além de elevações nos níveis dos rios.
Apesar dos transtornos e inúmeros prejuízos materiais, a Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí não registrou deslizamentos, desalojados ou desabrigados. Equipes do governo municipal elaboram um relatório contendo dados sobre as ocorrências durante o intenso temporal.
ALERTA PUBLICADO PELO PAPAGOIABA NA SEXTA-FEIRA, 10
Inea-RJ Alerta Para Temporais Com Rajadas De Vento E Raios No Sul, Centro-Sul E Costa Verde Do Rio
https://www.papagoiaba.com/noticias/inea-rj-alerta-para-temporais-com-rajadas-de-vento-e-raios-no-sul-centro-sul-e-costa-verde-do-rio
FOTO/CAPA/reprodução - Em uma tranversal da Rua Franklin de Moraes, no Centro da cidade, o carro quase foi arrastado pela enxurrada para o leito do Rio Piraí
-
Categoria
Opinião -
Cliques
1464 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários