Image
Image
Quinta, 03 Abril 2025

O Opinião

EDITORIAL - Pela Liberdade de Imprensa!

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) emitiram notas de repúdio as agressões e ameaças contra jornalistas e fotógrafos em Brasília (DF) e na cidade de São Bernardo do Campo (SP) na noite desta quinta-feira, 05.

Segundo as notas das associações, equipes do Correio Braziliense, do SBT e da agência Reuters foram hostilizadas em frente à sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na Capital Federal. O caso do Correio Braziliense foi registrado como agressão na Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.

Em São Bernardo do Campo um jornalista da agência Estadão foi atingido por ovos em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Na nota emitida pela Abraji, está escrito: "Toda essa violência injustificável e covarde decorre da intolerância e da incapacidade de compreender a atividade jornalística, que é a de levar informação aos cidadãos”.

Já a nota emitida em conjunto pela ABERT, ANER e ANJ, ressalta: "A liberdade de imprensa e o direito à informação são básicos nas sociedades democráticas, e estão sendo desrespeitados pelo autoritarismo dos agressores. Todos aqueles que prezam pela democracia precisam se colocar contra esses lamentáveis episódios e se mobilizar para que não voltem a ocorrer. Sem jornalismo, não há democracia."

OPINIÃO DO PAPAGOIABA

“Inicialmente devemos salientar a tendência para se transformar a imprensa, de atividade econômica profissional e cultural privada, em ‘serviço público’. Isto se deu com o Marxismo, o Fascismo e o Nazismo, sempre com o mesmo pretexto de que jornal representa interesses capitalistas e não a liberdade de pensamento.

Não se pode negar o poder econômico sobre a imprensa como sobre qualquer outra atividade humana, no Estado moderno.

No regime democrático, porém, este poder econômico atuando livremente atua diversamente, isto é, se distribui entre diferentes opiniões que oferecem base de apoio a diferentes tipos de jornais.

A submissão dos jornais aos governos não diminui a influência do poder econômico sobre eles; apenas concentra este poder que, exercendo-se sobre o governo, faz dele o seu conduto único de pressão sobre a imprensa.

Então, ainda que nos situemos no campo exclusivamente material do interesse econômico, desprezando a parte moral e ideológica que sabemos existir na imprensa, ficaremos diante de um poder econômico que atua sem oposição, o que é muito pior, pois livre da fiscalização e da crítica dos interesses contrários, ele se expande em prejuízo da moral pública e das verdadeiras necessidades do Povo.”

Afonso Arinos de Melo Franco, Pela Liberdade de Imprensa, Editora Olympio, 1957

 

1000 Caracteres remanescentes


Mais Acessadas

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sempre por dentro das notícias!.

Fundado em 28 de fevereiro de 2018.
Editor/Fundador: Jeff Castro

Opinião:
Jeff Castro - Trocando em Miúdos



 

Mídias Sociais

balao 02

(24) 99295-7576
contato@papagoiaba.com