Notícias | PAPAGOIABA
Supostas explosões no ‘vulcão de Nova Iguaçu’ provocam pânico nos moradores de Queimados
Em Queimados, na Baixada Fluminense, estrondos seguidos por pequenos tremores estão produzindo boatos sobre uma suposta erupção no vulcão de Nova Iguaçu, cidade vizinha.
FOTO/CAPA/reprodução - Parque do Vulcão é uma serra, produto de um processo erosivo, há milhares de anos
Informando que o chamado vulcão de Nova Iguaçu foi extinto há aproximadamente 58 milhões de anos, especialistas consultados pela Prefeitura de Queimados explicaram que a área localizada no Maciço do Mendanha apenas abriga rochas muito antigas e não tem mais a estrutura vulcânica.
Outra hipótese que está sendo investigada é de que as explosões e tremores estejam sendo produzidos em alguma pedreira explorada por mineradores naquela região.
Moradores publicaram nas redes sociais, que nos dias 5 e 6 de outubro aconteceram esses estrondos com tremores perceptíveis nas janelas e portas das residências.
Nenhuma ocorrência significativa foi registrada pela Defesa Civil de Queimados, Corpo de Bombeiros (4º GBM) ou Polícia Militar (24º BPM).
Em nota, a Sociedade Brasileira de Geologia negou a possibilidade dos estrondos terem sido causados pelo "vulcão" e afirmou que "possíveis tremores devem ser investigados com rigor, cabendo às equipes técnicas, compostas certamente por profissionais da Geologia, a responsabilidade de orientar as autoridades para a necessidade ou não de disparar alarmes e avisos para as comunidades locais".
A Defesa Civil revelou que a pedreira causadora do estrondo não foi localizada. O órgão apontou que realizou uma visita técnica à Petra, Pedreira de Queimados, e constatou que, nos dias em questão, não houve detonação na localidade.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1550 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários