Notícias | PAPAGOIABA
Próximos da privatização no setor consumidores convivem com falta d’água diária em Barra do Piraí
As seguidas interrupções registradas no abastecimento de água nas residências em todas as localidades, figuram hoje entre as principais reclamações dos consumidores nas redes sociais e também nas sedes da Prefeitura e Secretaria de Água e Esgoto.
No centro das reclamações e afirmando ser impossível manter um padrão minimamente razoável no abastecimento de água, o secretário de Água e Esgoto, Wanderson Luís Barbosa Lemos, com apoio do prefeito Mário Esteves (PRB), responsabiliza antigas administrações pelos rompimentos nas tubulações e adutoras, pelas bombas elétricas queimadas e até pelos difíceis trâmites nas compras de peças de reposição. O secretário Wanderson Luís e prefeito Mário Esteves afirmam, que somente a privatização do setor proporcionará aos habitantes de Barra do Piraí um sistema moderno de captação, tratamento e abastecimento de água.
Na opinião do secretário Wanderson Luís, décadas sem investimentos tornaram o sistema de água de Barra do Piraí completamente obsoleto. Afirmação, que não é verdadeira, já que em 2012 o ex-prefeito José Luiz Anchite (PP), em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae-RJ), iniciou a construção da Estação de Tratamento de Água do Campo Bom, que foi chamada, politicamente, como ETA Mãe. A promessa era de que a ETA Mãe substituiria todas as outras estações de tratamento quando entrasse em funcionamento.
Na ETA Mãe, foram gastos pela Cedae-RJ, cerca de R$ 20 milhões em tubulações enterradas sem quaisquer ligações ou finalidades; em tanques e reservatórios abandonados, em canteiros de obras saqueados, em empreiteiros falidos, enfim, como a parceria da Secretaria Municipal de Água e Esgoto com a Cedae-RJ foi mantida pelos atuais governantes, fica sem sentido qualquer discurso sobre ações do passado, que permanecem sem explicações.
O processo de privatização da água foi iniciado com a publicação do chamamento público 001/2017 no Boletim Eletrônico 989, de 13 agosto deste ano.
FOTO/CAPA/arquivo - Estação Nelson Carneiro
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1635 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários