Notícias | PAPAGOIABA
Os 30 anos do telefone celular no Brasil
Há 30 anos, os primeiros 700 equipamentos seriam habilitados no Brasil para uma das mais revolucionárias mudanças no ramo das telecomunicações, o telefone celular.
A primeira chamada, no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1990, era só a ligação pioneira para as infinitas interconexões que essa evolução tecnológica provocaria.
"E o mundo nunca mais seria o mesmo. Hoje, no Brasil, tem mais celular do que gente."
O equipamento é a principal forma de os brasileiros entrarem na internet. Até 2019, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e a telinha menor era a responsável pela maior parte dos acessos. Mais do que isso: para a maior parte das pessoas (59%) o acesso à rede ocorria exclusivamente pelo telefone. Além de ser uma ferramenta de informação e entretenimento, o celular traz possibilidades de inclusão, com os aplicativos.
O uso do celular, entretanto, pode se transformar em um perigo no trânsito, gerar problemas de postura, alterar a qualidade do sono e criar dependência em diferentes públicos, além de, em alguns casos, ser prejudicial em ambientes escolares.
O medo de ficar sem celular tem até nome: nomofobia.
Até o Papa Francisco já falou sobre esse assunto. O puxão de orelha: as famílias devem guardar o celular quando estiverem fazendo refeições. Celular é importante, mas nada substitui uma boa conversa olho no olho.
Primeira ligação no Brasil foi de um celular do Rio para um telefone comum em São Paulo
Primeira ligação de telefone celular no Brasil foi entre Secretário Nacional de Comunicações, Joel Marciano Rauber, do Rio de Janeiro, ao ministro de Infraestrutura, Ozires Silva, coronel da Aeronáutica, que estava em São Paulo.
O nome “celular” e sua concepção de transmissão, teve sua primeira experiência em 1947, nos Laboratórios Bell e AT&T, nos Estados Unidos, onde era iniciado o desenvolvimento de um sistema telefônico de alta capacidade, interligado por diversas antenas, sendo que cada antena era considerada como uma “célula”.
Em 1956, a empresa sueca Ericsson desenvolvia seu primeiro celular, denominado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A), mas era somente protótipos. O Ericsson MTA pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
Primeira ligação no mundo foi registrada em Nova Iorque
FOTO/reprodução - Martin Cooper, funcionário da Motorola
Em 3 de Abril de 1973 era registrada a primeira ligação de um celular no mundo. Martin Cooper, funcionário da Motorola, ligava da rua para a empresa Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T, em Nova York.
O aparelho chamado de DynaTAC 8000X pesava cerca de 1 Kg, media 73 cm, demorava em torno de 10 horas para carregar e durava curtos 30 minutos.
FOTO/CAPA/reprodução/montagem - Secretário Nacional de Comunicações, Joel Marciano Rauber, e ministro de Infraestrutura, Ozires Silva.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1027 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários