Notícias | PAPAGOIABA
Meteorologistas projetam inverno com picos extremos de frio no Sul, Centro-Sul e Costa Verde do Rio
O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.
Com a atividade do fenômeno La Niña, que é provocado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico, as baixas temperaturas nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país poderão bater recordes nas séries históricas do inverno brasileiro.
As massas de ar polar que derrubaram as temperaturas no outono, principalmente, na segunda quinzena de maio e primeira de junho, anunciam um inverno 2022 caracterizado com menor volume de chuvas e temperaturas abaixo da média em terras fluminenses.
No radar dos meteorologistas da Climatempo, a primeira grande massa de frio no inverno 2022 tem previsão de atingir o Sul, Centro-Sul e Costa Verde do estado do Rio de Janeiro na segunda quinzena de junho. Outras três grandes massas polares gerando situações de picos extremos de frio são previstas para os meses de julho e agosto.
No dia 22 de maio, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Parque Nacional do Itatiaia, a aproximadamente 2.450 metros de altitude, registrou a menor temperatura do ano no Brasil, -7,7°C por volta das 7 horas da manhã daquele domingo.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
735 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários