Notícias | PAPAGOIABA
Drone reforçará o combate ao desmatamento ilegal na Ilha Grande, em Angra dos Reis
O combate ao desmatamento ilegal no Parque Estadual da Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, contará agora com um drone na fiscalização e no monitoramento da cobertura florestal da unidade de conservação.
O equipamento, adquirido com recursos de compensação ambiental, foi entregue nesta sexta-feira, 06, aos servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que atuam no Projeto Olho no Verde da Secretaria de Estado de Ambiente.
Imagem do drone sobre ocupação na Ilha Grande - FOTO/divulgação
O Projeto Olho no Verde monitora, semanalmente, via satélite, a cobertura florestal de uma área de sete mil quilômetros quadrados, onde se localizam os principais remanescentes florestais do Rio de Janeiro e tem como principal objetivo o combate ao desmatamento ilegal através da incorporação da tecnologia do imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais. As imagens que serão captadas pelo drone irão complementar as imagens produzidas pelo satélite com a finalidade de aprimorar a fiscalização.
“A complexidade logística da Ilha Grande precisava dessa importante ferramenta no combate aos desmatamentos e às ocupações irregulares que figuram entre os principais fatores de degradação de um dos mais belos atrativos do Rio que é Ilha Grande”, ressaltou o gestor do Parque Estadual de Ilha Grande, Tercius Barradas.
Desde 2016, o Projeto Olho no Verde já identificou mais de 400 casos de desmatamento ilegal, somando cerca de 1 milhão e 100 mil metros quadrados, o equivalente a 110 hectares de áreas que sofreram supressão irregular de vegetação nas reservas ambientais fluminenses.
FOTOS/divulgação
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1008 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários