Notícias | PAPAGOIABA
Comissão Especial de Inquérito da Alerj investigará nível de segurança das barragens em território fluminense
A Comissão Especial de Inquérito (CEI), que vai investigar o nível de segurança das barragens em território fluminense, foi instalada na manhã desta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Os deputados Tia Ju (PRB) e Gustavo Tutuca (MDB), que fizeram os requerimentos para a criação da CEI, ficaram com a presidência e a vice-presidência, respectivamente. “Não podemos ficar de braços cruzados. Temos que saber, urgentemente, qual é o estado das barragens do Rio de Janeiro. Agora, temos uma maneira formal para fiscalizar as condições, a manutenção e os planos de emergência para o caso de acidentes. Queremos acesso aos laudos técnicos de cada barragem para entender os impactos em suas regiões”, disse Gustavo Tutuca.
A Comissão Especial das Barragens é formada por seis deputados. Além de Tutuca e Tia Ju, também integram a comissão Bruno Dauaire (PRP), Carlos Minc (PSB), Renan Ferreirinha (PSB) e João Peixoto (DC).
De acordo com a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio tem 29 barragens. Do total, segundo os órgãos, 10 apresentam alto ou médio Dano Potencial Associado (DPA): Juturnaíba, Saracuruna, Rio Imbuí-UT Triunfo, Lago Javary, Gericinó, Cachoeiras de Macacu, ETA Debossan, Rostrata, Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola) e Elevatória Ponte de Ferro.
Os deputados terão 120 dias para concluir seus trabalhos de investigação e análise, com prorrogação de 90 dias, se houver necessidade.
Tutuca fica com vice-presidência: “É hora de investigar a fundo a situação das barragens do nosso estado” – FOTO/CAPA/divulgação
-
Categoria
Notícias -
Cliques
817 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários