Espaço Cultural | PAPAGOIABA
Dia da Consciência Negra: 20 de novembro
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, recorda o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, 20 de novembro de 1695. Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares, um refúgio dos escravos, e durante sua vida lutou contra a escravidão.
O Dia da Consciência Negra surgiu por iniciativa do Grupo Palmares. Esse grupo foi fundado em 1971 por universitários negros, em Porto Alegre. Entre os seus objetivos, um deles era refletir sobre a situação dos negros no Brasil.
No primeiro encontro do grupo, surgiu a ideia de criar um dia para celebrar a importância da cultura negra, e escolheram o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, porque se identificavam com a história de Zumbi.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
Os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
370 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários