Espaço Cultural | PAPAGOIABA
IFRJ São João de Meriti sedia o 10º Festival Literário Internacional da Diáspora Africana
Com inscrições gratuitas e abertas nesta terça-feira, 9, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) sedia, de 16 até 20 de novembro, no Campus localizado na Rua Vala da Divisa, em Coelho da Rocha, São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a 10ª edição do Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (10º FLIDAM).
As inscrições para o Festival, que desde 2018 faz parte do calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro e desde 2013 do calendário da cidade de São João de Meriti, podem ser feitas no site: https://doity.com.br/flidam10 , onde o participante também poderá conhecer o perfil de alguns dos palestrantes, homenageados, oficineiros, artistas e intelectuais que já confirmaram presença no festival.
Para o Curador da 10º FLIDAM, professor Rodney Albuquerque, "não se trata apenas de um encontro literário, e sim de um conjunto de expressões da contemporaneidade cultural da Baixada Fluminense, em que é possível compreender as relações institucionais e o resultado do desenvolvimento intelectual da nossa gente", disse.
A palavra ‘diáspora’ identifica o deslocamento de grandes contingentes populacionais de um território originário para outras áreas. Tal dispersão de um povo, em consequência de preconceito, perseguição política, religiosa, étnica, guerra e até mesmo de escravidão, retrata grandes violências da humanidade. No Brasil, 4,8 milhões de africanos foram escravizados.
Esta edição do festival tem realização da parceria entre a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Serviço Social do Comércio (Sesc) de São João de Meriti, da Sincovame e Fecomércio.
FOTO/reprodução - Foto de um navio negreiro, feita em 1882 por Marc Ferrez
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
437 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários