Trocando em Miúdos
Barra do Piraí órfã
PESQUISAS
Passar dias, semanas e meses publicando resultados equivocados para corrigi-los na véspera com pesquisas de boca de urna, retira o pouco de credibilidade que os principais institutos do país ainda sustentavam. Ibope e Data Folha erraram feio no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, os três principais colégios eleitorais do país.
BARRA DO PIRAÍ ÓRFÃ
Com a morte do deputado estadual José Luiz Anchite, em 27 de julho deste ano, muitos se perguntavam sobre quem herdaria seus votos nas eleições 2018 em Barra do Piraí. O resultado foi que ficou evidente, que o município está órfão de liderança política.
O deputado estadual mais votado, Pedrinho ADL (PRB), que pertence ao mesmo partido do prefeito Mário Esteves, obteve 8.906 votos. Na verdade o prefeito Mário Esteves não se envolveu diretamente na campanha de Pedrinho ADL.
O segundo mais votado foi Cléber do Areal (PP), que pertence ao partido do saudoso Zé Luiz e que recebeu 5.277 votos. Com pouca visibilidade nas redes sociais, o vereador Cléber do Areal fez sua campanha para deputado estadual, literalmente, nas ruas.
O terceiro, Paquito Iunes (MDB), com apoio de parte do grupo do ex-prefeito Maércio de Almeida, recebeu 4.119 votos. Neste caso não há como não citar, que o grupo de Paquito foi o mesmo que “detonou” a reeleição de Maércio em 2016, quando o próprio Paquito foi candidato a vice na chapa derrotada pelo prefeito Mário Esteves.
Dra. Manoela da Saúde (Avante) foi a quarta colocada com 1.041 votos. Muitos esperavam melhor desempenho da candidata apoiada pelo vereador Cléber do Sindicato. Mas, assim como no caso de Pedrinho ADL e prefeito Mario Esteves, a candidata Dra. Manoela recebeu do líder do Avante no município, aquele apoio estilo “cumprindo tabela”.
Já Isabella Capato (PRP), que fez dobradinha com o candidato a deputado federal Antônio José, teve somente 193 votos.
Os três candidatos a deputado federal, Anderson Tegão (DC) – 6152 votos; Thiago Soares (PRB) – 3535 votos e Antônio José (PRP) – 1921 votos, são vereadores e assim como Pedrinho ADL e Cléber do Areal, também vereadores, saem fortalecidos para possíveis reeleições em 2020, nada além.
DESCONHECIDOS E TUCANOS NA ONDA BOLSONARO
Candidatos completamente desconhecidos, como Wilson Witzel (PSC), para o governo do Rio de Janeiro, e Romeu Zema (NOVO), governo de Minas Gerais, surfaram na onda Jair Bolsonaro e seguem fortes para o segundo turno. A onda foi tão generosa, que carregou tucanos “bolsonaristas”, como Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e João Dória, em São Paulo.
DESVALORIZAÇÃO DOS SOBRENOMES
Leonardo Picciani - 38 mil votos, Marco Antônio Cabral – 19,6 mil votos e Danielle Cunha – 13 mil votos, não conseguiram chegar até a Câmara Federal pelo MDB fluminense.
Respectivos filhos de Jorge Picciani, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha, os candidatos foram os que mais receberam verbas do partido.
O interessante é que enquanto Danielle Cunha recebeu R$ 2 milhões, Leonardo e Marco Antônio receberam R$ 1,5 milhão cada um.
Assim encontramos um caso onde a mulher recebe mais que os homens em funções idênticas. Brincadeirinha.
VOLTA REDONDA COM UM DEPUTADO FEDERAL "ADOTIVO" E SEM DEPUTADO ESTADUAL
Maior colégio eleitoral do Sul Fluminense, a cidade do Volta Redonda, com 224.180 eleitores, não elegeu representantes para a Assembleia Legislativa. Paulo Baltazar (PDT), com 27.558 votos, chegou perto.
A Cidade do Aço elegeu somente um deputado federal, Antônio Furtado (PSL), com 104.208 votos. Ainda assim o representante de Volta Redonda pode ser considerado um “filho adotivo”.
Nomes como Deley (PTB – 21.374 votos), Nelson Gonçalves (PSD – 11.681 votos), Zoinho (Solidariedade – 7.105 votos), e América Tereza (MDB – 6.496 votos), não farão parte da Câmara Federal em 2019.
VALENÇA E PIRAÍ
Com a reeleição do deputado estadual André Correa (DEM - 66.881 votos) e a eleição de seu pai, ex-prefeito Luis Antônio (DC - 50.284 votos), Valença sai fortalecida das Eleições 2018. O mesmo acontece com Piraí, onde Gustavo Tutuca (MDB - 49.952 votos) foi eleito deputado estadual, e Christino Áureo (PP - 47.101 votos) ocupará uma cadeira na Câmara Federal.
Nesses casos Barra do Piraí também estará representada, já que os parlamentares eleitos possuem fortes ligações com o município.
SERFIOTIS CONFIRMADO EM PORTO REAL
Alexandre Serfiotis (PSD), com 37.525 votos, mais uma vez será o representante de Porto Real na Câmara Federal.
RESENDE E ITATIAIA
Babou geral. Sem representantes.
-
Categoria
Trocando em Miúdos -
Cliques
1144 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários