Destaques | PAPAGOIABA
HEMORIO, INCA e AAP-VR realizam ação social em Volta Redonda no sábado - Dia de combate ao câncer de Medula Óssea
A parceria HEMORIO (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), INCA (Instituto Nacional do Câncer) e AAP-VR (Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), realizará no sábado, 19, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, a ação social “Uma gota de sangue que pode salvar uma vida”.
A ação social, que será realizada no Dia de Combate ao câncer de medula óssea, terá como foco o cadastramento de possíveis doadores de medula óssea em Volta Redonda. A inscrição no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) consiste na retirada de 5 mililitros de sangue do doador e no preenchimento de um formulário com dados como: nome, endereço e características genéticas. Com base nessas informações, é possível detectar a compatibilidade entre doadores e receptores.
A ação itinerante indicada pelo vereador Paulo César Lima da Silva, o Paulinho do Raio-X (MDB), contou com o apoio do deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) e do secretário de Estado de Saúde, médico Luiz Antônio Teixeira Júnior, para ser realizada em Volta Redonda. “Muitas vidas poderão ser salvas com um simples gesto de amor. Basta fazer o cadastramento, retirar amostra do sangue e ser um doador compatível, quem sabe curando um caso de leucemia, como exemplo”, disse Paulinho do Raio-X.
O deputado Gustavo Tutuca, explicou, que o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, demonstrou grande interesse pela sugestão do vereador Paulinho do Raio-X por vários motivos, dentre eles, a necessidade de um banco de doadores de medula óssea na região. “O fato de Volta Redonda ser o município com maior população no Sul do Estado do Rio aumenta a chance de uma ação social eficiente”, argumentou Tutuca, citando a dificuldade de fazer um possível doador de Volta Redonda se dirigir a Capital para se cadastrar no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea.
A ação social “Uma gota de sangue que pode salvar uma vida” será realizada das 8h às 16 horas no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, da Associação dos Aposentados e Pensionista de Volta Redonda, que fica localizado na Rua 535, nº 835, bairro Nossa senhora das Graças, próximo a 93ª DP de Volta Redonda.
Para ser doadora, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos; pesar acima de 50 quilos; ter boa saúde e não ter tido doenças neoplásica (câncer), hematológicas e do sistema imunológico. É necessário levar um documento oficial com foto.
FOTO/CAPA/divulgação - deputado Gustavo Tutuca, secretário Luiz Antonio Teixeira Junior e vereador Paulinho do Raio-X.
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1469 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários