Notícias | PAPAGOIABA
Proprietários de veículos no Estado do Rio terão mais gastos com adoção das placas Mercosul pelo DETRAN-RJ
A cerca de 1,5 mil quilômetros do Paraguai, país do Mercosul mais próximo do Estado do Rio de Janeiro, o presidente do Detran, Leonardo Jacob, fez um acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, para adotar um novo modelo de placa de veículos, que, segundo declarações de Jacob, colocará o Rio na vanguarda da unificação com os países do Mercosul.
Sem revelar quanto custará aos bolsos dos proprietários de veículos, o presidente do Detran-RJ, alegou, que sendo o órgão fluminense o único a realizar vistorias obrigatórias no país, o processo será facilitado. “Vamos aguardar o Denatran credenciar as empresas responsáveis pela produção das placas em todo o país para que possamos abrir licitação para contratação da nossa fornecedora”, disse Leonardo Jacob.
As novas placas serão formadas por uma combinação alfanumérica com quatro letras e três números pretos sobre um fundo branco. No alto, haverá uma faixa azul com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país. Também serão incluídos os símbolos do estado e da cidade onde o veículo estiver registrado, bem como um código de barras bidimensional (QR code) e um microchip que substituirão os lacres usados no Brasil.
Na sexta-feira, 11, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União as regras de credenciamento para as empresas que irão confeccioná-las, fixando prazo até 1º de dezembro deste ano para que a frota brasileira comece a adotar o modelo.
De acordo com o Contran, o emplacamento será feito gradualmente, iniciando-se por automóveis 0km e os que passarem por transferência de propriedade ou de município de registro, além daqueles que precisarem substituir as placas.
Natural de Três Rios, no Sul Fluminense, o presidente do Detran, Leonardo Jacob, é sobrinho do deputado-presidiário Celso Jacob (MDB-RJ). No Detran Leonardo substituiu Vinicius Farah (MDB-RJ), ex-prefeito de Três Rios, que deverá concorrer nas eleições deste ano.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1614 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários