Destaques | PAPAGOIABA
Com recorde de calor quebrado na quinta-feira, estado do Rio terá fim de semana com fortes chuvas
O Estado do Rio de Janeiro registrou, nesta quinta-feira, 27, a temperatura mais alta deste verão.
Segundo o Centro de Operações do Rio, o pico ocorreu às 13h30, na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, quando os termômetros marcaram 40 graus Celsius (°C), com sensação térmica de 48°C.
O recorde anterior foi registrado no dia 18 de janeiro, quando os medidores de temperatura indicaram 39,2°C em Santa Cruz, bairro que também fica na Zona Oeste do Rio. Apesar de ter sido superado na temperatura, o dia 18 de janeiro mantém o recorde de sensação térmica neste verão: foram 50°C, registrados na estação meteorológica da Barra.
O tempo muda neste fim de semana. A chegada de uma frente fria na costa do estado de São Paulo, canaliza um corredor de umidade que vem da região norte do Brasil, o que dará origem a uma nova ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. O sistema vai espalhar instabilidades por parte do Sudeste, o que inclui o estado Rio de Janeiro.
Há condição para chuva volumosa e persistente sobre a capital fluminense. A partir desta sexta-feira, 28, a temperatura cai, se comparada aos últimos dias, mas ainda faz calor e a sensação será de abafamento.
A chuva mais expressiva vai ocorrer entre o sábado e o domingo, dias 29 e 30, podendo ocasionar transtornos como alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios e córregos.
No início da semana as instabilidades perdem força e a chuva volta a ocorrer de maneira menos intensa e mais irregular.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
926 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários