Destaques | PAPAGOIABA
Vacinação contra a gripe começa hoje nos 92 municípios do Estado do Rio
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, será iniciada hoje nos 92 municípios fluminenses com a meta de imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas.
A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. A mobilização acontecerá até 1° de junho nos postos de saúde municipais.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar a pessoa a ter complicações e pode matar, principalmente os indivíduos que se encontram no grupo prioritário, que é de alto risco, e que ainda não estejam imunizados. Equipes de vigilância monitoram os casos de pacientes hospitalizados e óbitos decorrentes da doença com o objetivo de identificar o comportamento do vírus.
O Ministério da Saúde, que já registrou 392 casos de influenza em todo país, com 62 mortes, informou, que o Dia D será no próximo dia 12 de maio, quando ocorrerá a mobilização nacional.
No dia D, 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. A meta, segundo o ministro Gilberto Occhi, é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, as demais pessoas serão imunizadas.
Em 2017 foram 394 casos confirmados de contaminação por uma das três variações da influenza. Ao todo, segundo a Saúde, 66 pessoas morreram.
Dos 392 casos de influenza registrados em todo país este ano, 190 casos e 33 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2 foram 93 casos e 15 mortes.
PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA
- pessoas a partir de 60 anos
- crianças de seis meses a cinco anos
- trabalhadores da área de saúde
- professores das redes pública e privada
- mulheres gestantes e puérperas
- indígenas
- pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
- profissionais do sistema prisional
- portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1004 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários