Destaques | PAPAGOIABA
Secretaria de Saúde de Quatis alerta para casos de impetigo em crianças no município
A Secretaria de Saúde de Quatis informou, nesta quinta-feira, 2, três casos de impetigo no município do Sul Fluminense – impetigo é uma infecção na pele, com alto risco de contágio, muito comum em crianças.
Desde a segunda-feira, 27, quando surgiu o primeiro caso, um médico dermatologista disponibilizado pelo poder público atua para identificar os sintomas e iniciar o tratamento, que em alguns casos inclui medidas de isolamento. Outras ações, como visitas de agentes de saúde nas áreas consideradas de risco, estão sendo realizadas pelo setor de Saúde em Quatis. “A lesão inicial, muitas vezes, se parece com uma bolha de queimadura de cigarro, e as bolhas podem aparecer no tronco, face, mãos, dobras da pele, tornozelo ou dorso dos pés, coxas e nádegas. Com a identificação destes sintomas, as famílias podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para avaliar o caso”, explicou o secretário de Saúde de Quatis, Lucas Silva.
Impetigo - É uma infecção da pele causada por bactérias do tipo estafilococo ou estreptococo. O impetigo é muito contagioso e, por isso, as crianças infectadas devem evitar contato com outras até estarem curadas.
Sintomas - A pele da área afetada apresenta feridas com secreção amarelada e crostas. Estas lesões costumam surgir sobre regiões nas quais havia algum tipo de lesão antes, como uma picada de inseto, esfolado ou coceira. Elas se espalham com relativa rapidez por diferentes locais do corpo. Pode haver coceira e, em alguns casos, até formação de bolhas (impetigo bolhoso).
Diagnóstico - O diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista visualmente, sem a necessidade de qualquer tipo de exame.
Tratamento - O impetigo é mais comum do que se imagina. Ao suspeitar do diagnóstico, deve-se tomar alguns cuidados, que, juntamente com o tratamento correto, resolverão o problema.
- A limpeza das áreas afetadas, com água e sabonete, muitas vezes, é suficiente para minimizar ou curar o problema;
- O uso de cremes de antibiótico deve ser feito tanto nas lesões, como nas narinas, que é um foco de micróbios;
- Alguns casos podem requerer tratamento com antibióticos por via oral, para curar o processo e evitar complicações;
- Sempre que possível, a doença pré-existente (sarna, picadas, eczemas, etc), que favoreceu a instalação do impetigo, também deve ser tratada.
Curiosidades
É comum encontrar impetigo como complicação de doenças de pele como sarna, picadas de inseto, eczemas, etc;
As narinas e as unhas podem servir de reservatório para as bactérias que causam impetigo, ocorrendo recidivas. É importante tratar estas áreas com cremes antibióticos.
Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e os casos devem ser tratados individualmente.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
883 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários