Destaques | PAPAGOIABA
Procurador-Geral de Justiça Eduardo Gussem recebe o prefeito Mário Esteves
O procurador-geral de Justiça, barrense Eduardo Gussem, recebeu nesta quarta-feira, 27, o prefeito Mario Esteves (PRB), de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
Eduardo Gussem apresentou ao chefe do executivo os órgãos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) criados para fomentar a transparência e a troca de dados entre instituições, além de setores voltados para pesquisas e inovações.
Acompanhado pelo controlador-geral do município, Wendel Barbosa Caruzo, e pelo coordenador de Auditoria do município, Sergio Espíndola, o prefeito Mário Esteves conheceu a plataforma de análise, diagnóstico e georreferenciamento que exibe em um mapa interativo uma enorme gama de informações sobre equipamentos públicos e sobre setores como saúde, segurança pública, educação, meio ambiente, entre outros.
A equipe do prefeito foi informada sobre o estudo elaborado pelo Centro de Pesquisas (Cenpe/MPRJ) detalhando a situação orçamentária de Barra do Piraí em comparação aos outros municípios fluminenses.
Eduardo Gussem explicou que a plataforma Governo Aberto do MPRJ contempla: transparência, integridade, participação popular, tecnologias e inovações.
O procurador Gussem destacou que o cidadão tem que conhecer plenamente os seus direitos e de que forma seus impostos estão sendo aplicados. “Não há mais espaço para malversação do dinheiro público. Os maus gestores devem ser identificados e responsabilizados”, disse.
O prefeito Mario Reis comentou sobre as ferramentas: “Ter tudo isso ao alcance das pessoas é fantástico. Já imagino que o futuro disso é o cidadão poder solicitar serviços na mesma plataforma, fazer uma matrícula por ali mesmo”, presumiu.
A última parte da visita foi ao Laboratório de Inovações (Inova/MPRJ), setor que busca estimular e disseminar a cultura de inovação na instituição, além de articular sua atuação em rede com outros órgãos públicos e setores da sociedade.
FOTO/divulgação
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1081 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários