Destaques | PAPAGOIABA
Prefeito Mário Esteves e secretário Wanderson Luís realizam segunda audiência pública obrigatória no processo de privatização dos setores de Água e Esgoto em Barra do Piraí
Cumprindo os trâmites no processo de privatização dos setores de Água e Esgoto em Barra do Piraí, o prefeito Mário Esteves (PRB) e o secretário de Água e Esgoto, Wanderson Luís Barbosa Lemos, realizam às 14 horas desta quinta-feira, 24, a segunda audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores, no Centro da cidade.
A primeira aconteceu no dia 23 de novembro do ano passado e serviu para apresentar e discutir propostas das empresas interessadas no procedimento licitatório, sob regime de concessão, dos serviços de abastecimento de água e coleta de tratamento de esgoto de município.
As audiências públicas, que são obrigatórias no processo de privatização, estão sendo divulgadas como inciativas do prefeito e do secretário para dar voz à população.
A primeira tentativa de privatizar os serviços de água e esgoto em Barra do Piraí aconteceu em 2005, quando a concorrência pública foi impugnada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) à pedido do “Movimento pelo Direito a Água”, criado por membros da Igreja Católica e de outros setores da sociedade contrários à iniciativa do então prefeito José Luiz Anchite, que pressionado decidiu abrir mão do projeto.
PARA PREFEITO E SECRETÁRIO OS PROBLEMAS SÓ SERÃO SOLUCIONADOS COM A PRIVATIZAÇÃO
Secretário de Água e Esgoto Wanderson Luís Barbosa Lemos e o prefeito Mario Esteves - FOTO/reprodução
As seguidas interrupções no abastecimento de água em todas as localidades, figuram hoje entre as principais reclamações dos consumidores nas redes sociais e também nas sedes da Prefeitura e Secretaria de Água e Esgoto.
No centro das reclamações e afirmando ser impossível manter um padrão minimamente razoável no setor, o secretário de Água e Esgoto, Wanderson Luís Barbosa Lemos, com apoio do prefeito Mário Esteves (PRB), responsabiliza antigas administrações pelos problemas como rompimento nas tubulações e adutoras; bombas elétricas queimadas e até pelos difíceis trâmites na compra de peças de reposição.
Para o secretário Wanderson Luís e prefeito Mário Esteves, somente a privatização proporcionará aos habitantes de Barra do Piraí um sistema moderno de captação, tratamento e abastecimento de água.
Na opinião do secretário Wanderson Luís, décadas sem investimentos tornaram o sistema completamente obsoleto.
A observação do secretário Wanderson não é verdadeira, já que em 2012 o ex-prefeito José Luiz Anchite (PP), em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae-RJ), iniciou a construção da Estação de Tratamento de Água do Campo Bom, que foi chamada de ETA Mãe. A promessa era de que a ETA Mãe substituiria todas as outras estações de tratamento quando entrasse em funcionamento.
Na ETA Mãe, foram gastos pela Cedae-RJ, mais de R$ 20 milhões em tubulações instaladas sem conexões; tanques e reservatórios abandonados; canteiros de obras saqueados e empreiteiros fugidos ou falidos.
Na verdade, como a parceria dentre a Secretaria Municipal de Água e Esgoto e a Cedae-RJ foi mantida pelos atuais governantes, fica sem sentido qualquer discurso atual sobre ações do passado.
VEJAM A PUBLICAÇÃO BM 989, 13 DE AGOSTO DE 2018
AVISO DE PRORROGAÇÃO - CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2017
O Órgão Colegiado, constituído por meio do Decreto Municipal nº 062/2017, tendo como competência o processamento e julgamento do Chamamento Público nº 001/2017, relativo à Gestão, Estruturação de Projetos de Implantação, Expansão, Restauração e Operação do Sistema de Abastecimento de Água e Coleta e Tratamento de Esgoto, nesta data, e considerando o quantitativo e complexidade dos Projetos e informações já apresentados pelas empresas habilitadas, então a serem avaliadas a fim de balizar competente seleção, e nos termos do que previsto no item 11.6 do respectivo Edital, RESOLVE tornar público a PRORROGAÇÃO por 120 (cento e vinte) dias o prazo para a devida definição, a contar de 15 de agosto de 2018, inclusive, período no qual a Comissão estará sendo assessorada por empresa, organização não governamental ou instituição de pesquisa especializada na área de Engenharia, a ser definido por meio de competente certame, objeto do processo administrativo nº 10.938/2018, conforme laudas do processo administrativo nº 9.468/2017. Maiores informações pelo tel. (24) 2442-4027, no horário de 9h às 18h de segunda a sexta feira.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1577 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários