Destaques | PAPAGOIABA
Lei Seca inicia blitz nas estradas estaduais nesta sexta-feira
A Operação Lei Seca inicia nesta sexta-feira, 15, blitz de fiscalização em rodovias estaduais. Poderão ser abordados todos os tipos de veículos que circulam pelas vias (carros de passeio, ônibus de turismo, caminhões, carretas etc).
A realização da blitz em rodovias está sendo possível graças a parceria da Secretaria de Estado de Governo e do Detran com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ).
A Operação nas estradas terá o mesmo modelo das que ocorrem nas vias públicas e os locais não serão divulgados previamente.
Lei Seca registra queda de 56% de alcoolizados neste Verão
Iniciada no dia 10 de janeiro e encerrada nesta semana, a Operação Verão da Lei Seca constatou uma redução em 56,39% de motoristas alcoolizados nas blitz diurnas com relação ao registrado no ano passado. O número de condutores que apresentaram sinais de embriaguez caiu de 1.362 em 2018 para 768 neste ano nas operações durante o verão. Esta redução é resultado de um aumento da conscientização da população em evitar a combinação de álcool e direção também no período diurno. A queda trouxe, também, reflexos no percentual de habilitações recolhidas, veículos multados e rebocados.
A Operação Verão 2019 realizou 116 ações, abordou 15.065 veículos, gerou 4.035 multas e detectou 768 casos de alcoolemia. No total, 555 automóveis foram rebocados e 766 Carteiras de Habilitações foram recolhidas. A Operação Verão é realizada pelo quinto ano consecutivo e tem como objetivo realizar blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nas principais áreas de lazer de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Na análise sobre as blitz, que tiveram como foco a verificação de motoristas na saída de locais de lazer como praias e cachoeiras, constatou-se que o índice de motoristas alcoolizados nas fiscalizações diurnas ainda é maior do que nas fiscalizações noturnas regulares. O percentual de motoristas dirigindo sob influência de álcool de dia foi de 5,09% em relação ao total de abordagens enquanto à noite foram de 2,84%. “As atividades de lazer no verão acabam levando a um maior consumo de álcool, mas é preciso que os motoristas se conscientizem de que os riscos da mistura do álcool e direção não têm hora. Ele é o mesmo de dia ou à noite”, disse o Superintendente das Operações da Secretaria de Governo, Major Carlos Eduardo Falconi.
O Brasil é considerado o 4º país com mais mortes de trânsito no mundo, por isso a necessidade em intensificar as operações de fiscalização e também preventivas, com ações pedagógicas, palestras e depoimentos de pessoas vítimas de acidentes de trânsito.
FOTO/divulgação
-
Categoria
Destaques -
Cliques
879 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários