Destaques | PAPAGOIABA
“Hospital de Campanha não é apropriado para paciente com suspeita de meningite meningocócica” – alerta funcionário da Santa Casa
A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, investiga a morte de uma mulher, ocorrida no domingo, 27, na Santa Casa de Misericórdia.
A vítima, identificada nas redes sociais como Ana Paula, começou a passar mal na quarta-feira, 23, quando foi atendida e liberada pelo médico plantonista no hospital de campanha da Santa Casa.
Uma fonte que trabalha na Santa Casa revelou, que a paciente passou o dia de domingo na cadeira de hidratação em contato com outros pacientes e profissionais de Saúde que atuam no hospital de campanha. “Todos os profissionais no plantão de domingo receberam doses únicas da droga ciprofloxacina 500mg, que é usada como profilaxia em casos de meningite meningocócica”, revelou, acrescentando, que os protocolos de saúde se tornam inviáveis quando casos assim são diagnosticados em hospitais de campanha. “No momento em que a médica plantonista suspeitou da infecção, a paciente deveria ter sido transferida para o isolamento”, argumentou, explicando, que um ambiente sob lonas não se enquadra nos padrões para tratamentos de doenças infectocontagiosas.
Sobre surto da doença é precipitado qualquer comentário, mas segundo o profissional de Saúde ouvido pelo JBP Papagoiaba, se confirmada as suspeitas sobre meningite meningocócica é impossível afastar a hipótese de outros casos. “Nenhum paciente que teve contato com a mulher no hospital de campanha foi procurado para receber a dose única da ciprofloxacina. Além disso, desinfectar um hospital de alvenaria é uma tarefa viável, porém, impossível de ser executada em um hospital de lona, com sistemas de exaustão e ventilação inapropriados para o setor de Saúde”, encerrou.
Os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro, só serão conhecidos em 30 dias.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
2063 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários