Destaques | PAPAGOIABA
Projeto Ambiente Animal encerra atividades em Valença com programação especial nesta quarta-feira
Após quase três meses de atividades em Valença, o projeto Ambiente Animal encerra suas atividades no município com programação especial nesta quarta-feira, 3, às 14h, na Praça Visconde de Ouro Preto, conhecida popularmente como Praça Jardim de Cima. Uma apresentação dos objetivos do projeto, e uma feira de adoções de animais castrados pela iniciativa e também de animais sob a tutela de protetores locais, compõem a programação.
Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, executado e desenvolvido pelo Via Rio, o Projeto Ambiente Animal foi concebido com a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação. Esses impactos estão frequentemente associados a condutas inadequadas e até mesmo ilegais dos seus tutores/donos. Dentre elas a principal é o abandono. Estes animais, quando abandonados em áreas naturais e seu entorno, podem causar danos ao se alimentarem da fauna nativa, competir por alimento, além de disseminar doenças e parasitas.
Para minimizar esses impactos, essa iniciativa promoveu atividades de educação e sensibilização ambiental com o objetivo de apresentar às comunidades a importância da guarda responsável para a saúde do bichinho, do ser humano e para a conservação da fauna silvestre; além de uma pesquisa na qual constou o andamento e os resultados do projeto nas comunidades contempladas.
“O projeto ambiente animal em Valença foi muito bem sucedido. Além da castração de um número bastante substancial de cães e gatos que vivem no entorno das Unidades de Conservação locais, formamos uma rede de proteção com protetores locais”, destacou Márcia Rolemberg, coordenadora de Projetos Socioambientais do Viva Rio.
O Ambiente Animal castrou, no total, mais de 600 cachorros e gatos no entorno do Parque Estadual da Serra da Concórdia, do Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba e do Monumento Natural Serra dos Mascates, em Valença, entre os meses de agosto a outubro, quando um container totalmente adaptado para essa finalidade, esteve em Juparanã e no Centro do município.
FOTO/ilustração
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1071 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários