Atualidades | PAPAGOIABA
Secretário de São Paulo e pesquisador da Fiocruz são presos em operação da Polícia Federal
O secretário estadual de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, e o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Rio), Guilherme Franco Netto, foram presos da Operação Dardanários, deflagrada nesta quinta-feira, 6, com o cumprimento de seis mandados de prisão e onze de busca e apreensão nas cidades de Petrópolis (RJ), São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), e Brasília (DF).
O esquema criado por empresários e agentes públicos para desviar recursos da área da saúde foi descoberto a partir da colaboração premiada de ex-diretores da organização social Pró-Saúde, que obtinham contratos mediante o pagamento de um percentual correspondente a vantagens indevidas. Segundo os delatores os contratos eram assinados em troca de altas quantias de dinheiro em espécie ou depósitos bancários.
FOTO/reprodução - No endereço de um dos alvos em Brasília foram apreendidos R$ 90 mil, divididos em dois cofres.
Os presos responderão pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, e após procedimentos de praxe, serão encaminhados ao sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça.
A Operação Dardanários é desdobramento das operações Fratura Exposta e SOS, que apuram desvios de recursos do Estado do Rio de Janeiro repassados para organização social que administrou diversos hospitais no Rio e em outros locais do país.
Os mandados judicias foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
643 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários