Notícias | PAPAGOIABA
Cachorro-do-Mato é resgatado por morador de Cordeiro, no norte fluminense
Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberam nesta terça-feira, 9, um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), encontrado por um morador do município de Cordeiro e entregue no Parque Estadual do Desengano, situado no norte fluminense do Rio de Janeiro.
Segundo a equipe do órgão ambiental estadual, o cachorro foi encontrado pelo morador do município de Cordeiro e entregue no Parque em plenas condições de saúde.
Uma médica veterinária foi chamada para avaliar as condições do animal, e constatou que o bicho estava em boas condições. Após a avaliação, ele foi encaminhado para a Universidade Estácio de Sá, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, onde lá teriam o tratamento mais adequado. “O contato com os animais silvestres está cada vez mais frequente nas proximidades das unidades de conservação, isso por um lado sinaliza a maior proximidade das ocupações humanas das áreas preservadas e por outro, a renovação da capacidade de resiliência desses espaços, que são ainda capazes de sustentar uma enorme biodiversidade", relatou Carlos Dário gestor do Parque.
O Cerdocyon thous é um animal nativo da América do Sul, desde o norte da Colômbia até o norte da Argentina; é o canídeo mais bem conhecido; possui uma coloração variável, meio marrom acinzentada, usualmente com tons de amarelo. As orelhas são curtas com tons avermelhados e a cauda é relativamente longa com pelos longos tendendo a uma coloração preta.
O Parque Estadual do Desengano tem 22.400 hectares de extensão e abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense. É a unidade de conservação estadual mais antiga do Rio de Janeiro, criada em 1970.
FOTO/divulgação
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1084 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários