Esportes | PAPAGOIABA
Mais que um clube
Segundo o jornal espanhol Sport, noticiado pelo portal brasileiro Exame, da editora Abril, o Barcelona tomou a decisão de se afastar de dois de seus embaixadores brasileiros, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, por eles terem declarado apoio ao candidato de extrema-direita à Presidência pelo PSL Jair Bolsonaro.
A publicação espanhola disse que a “posição de Ronaldinho a favor de Jair Bolsonaro como futuro presidente do Brasil surpreendeu pelas posições extremas e antagônicas do candidato aos valores que defendem não somente o Barcelona como também a sociedade em geral”.
“A homofobia, a misoginia e o racismo que Bolsonaro pregou ao longo de seus 30 anos de carreira política e que tem exaltado em sua campanha eleitoral são inaceitáveis no ponto de vista dos torcedores do Barcelona já que esse é um dos times que mais se posicionou internacionalmente do lado oposto ao do Bolsonaro”, escreveu o jornal espanhol.
O Barcelona não se posicionou oficialmente sobre a postura do jogador brasileiro, mas segundo o Sport, a alta cúpula do time decidiu diminuir a presença de Ronaldinho em eventos oficiais do Barça, incluindo os patrocinados, como os amistosos do Legends, nos quais Gaúcho sempre esteve presente.
Muitos acreditam que não se deve misturar futebol com política (principalmente quando o posicionamento explícito não agrada ao seu). A história diz o inverso.
O Barça se tornou, para milhões de pessoas em todo o mundo, um símbolo da sua identidade, e não somente no âmbito esportivo, mas também em termos de sociedade, política e cultura. Durante as épocas mais difíceis, o clube blaugrana foi o modelo que representou o desejo da Catalunha e de seu povo por liberdade, um simbolismo que continuou intimamente ligado às características individuais do clube e dos seus sócios até os dias atuais. Dentro do contexto da Espanha, o Barça é visto como um clube aberto e democrático.
Durante um século inteiro, o FC Barcelona passou por momentos de glória e dor, períodos de brilhantismo e outros de menos sucesso, vitórias épicas e derrotas humilhantes. Mas todos esses momentos diferentes ajudaram a definir a personalidade de um clube que, devido à sua natureza peculiar, é considerado singular no mundo (Informações do portal FC Barcelona).
A sinalização do Barcelona em repúdio a dois de seus grandes ídolos nada mais é do que coerência com sua história. Aliás, história que não é, aparentemente, uma ciência importante para o brasileiro determinar os caminhos de nosso país.
O mundo está gritando. O Barcelona é símbolo disso. Não é só futebol!
Més que um club (Mais que um clube!)
Partiu! Fui!
-
Categoria
Esportes -
Cliques
850 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários