Image
Image
Quarta, 15 Janeiro 2025

D Destaques

Ex-Funcionária Denuncia "Fantasmas" No CVT-BP Do Matadouro, Em Barra Do Piraí

Desde janeiro de 2013, quando assumiu a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, o deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) só deixou a Pasta em curtos períodos de tempo para concorrer à reeleição ou para garantir votos na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) em matérias de interesse dos governadores Sérgio Cabral (MDB) e Luiz Fernando Pezão (MDB).

Sem nunca deixar de exercer poder sobre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, que possui em sua estrutura braços importantes como a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste), CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância  do Estado do Rio de Janeiro), FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), o deputado estadual Gustavo Tutuca cuidou para manter nomeados de confiança em todos os setores da importante Pasta no governo estadual.

Um desses nomeados de confiança é Gilson Carlos Rodrigues Paulino, que iniciou sua caminhada, também em 2013, rumo à vice-presidência da FAETEC - cargo atual - nos Centros de Vocação Tecnológica (CVT) do Sul e Centro-Sul do estado.

O JBP Papagoiaba conversou essa semana com uma ex-funcionária do Centro de Vocação Tecnológica de Barra do Piraí (CVT-BP), cujo nome será mantido em sigilo sendo revelado somente em caso de abertura de procedimento investigatório.

Contratada no início de 2014 pela Dinâmica, com sede em Bonsucesso, no Rio, para trabalhar no CVT-BP localizado no bairro do Matadouro, a ex-funcionária contou que durante os 4 anos no setor nunca conheceu ou ficou sabendo os nomes dos sócios da empresa.

CNPJ da empresa Dinâmica

Segundo ela, todas as reuniões com os contratados da Dinâmica eram comandadas pelo coordenador do CVT-BP Gilson Carlos Rodrigues Paulino e mais dois supostos representantes da empresa chamados Vichello e Leandro – a ex-funcionária não soube informar os seus cargos ou sobrenomes.

Afirmando, que os contratados da Dinâmica eram indicações do secretário Gustavo Tutuca, a ex-funcionária revelou, que apesar dos 20 funcionários, que verdadeiramente compareciam ao setor de trabalho, 45 holerites eram enviados mensalmente pela empresa ao CVT Barra do Piraí. “Os holerites ficaram anos se acumulando na administração sem que ninguém aparecesse para resgatá-los. Somente uma mulher chamada Norma, que dizia residir em Barra Mansa, telefonava para saber se o pagamento já tinha sido depositado”, contou.

Também em 2014, quando Gilson Paulino assumiu o Centro de Vocação Tecnológica de Barra Mansa (CVT-BM), ascendeu ao cargo de coordenação em Barra do Piraí, Juliane Magiole, que atuava como auxiliar de limpeza e que tinha sido indicada ao cargo de coordenadora pelo próprio pai, vereador Jose Ernesto Magiole (PSDC), que naquele mesmo ano atuou como cabo eleitoral na reeleição do deputado estadual Gustavo Tutuca.

Conta a ex-funcionária, que mesmo com a ascensão de Juliane Magiole ao cargo de coordenadora do CVT-BP, quem continuava realizando reuniões com os contratados da Dinâmica era Gilson Paulino, que já tinha se transferido para o CVT-BM.

Informando, que a Dinâmica também era fornecedora de materiais de limpeza para o CVT-BP, a ex-funcionária levantou outra suspeita grave. “Não era incomum encontrar nas notas fiscais emitidas pela Dinâmica, materiais de limpeza que não tinham sido enviados de verdade à unidade no bairro do Matadouro”, disse.

Com a crise agravada no estado do Rio em 2016, a Dinâmica passou a não cumprir compromissos atrasando salários, vales alimentação, férias e 13º salários, até que em fevereiro de 2017, em reunião comandada por Gilson Paulino e Leandro, foi proposto aos contratados da empresa, que eles abrissem mão dos direitos trabalhistas em troca de novas contratações pela empresa Verde Gestão de Serviços e Resíduos, com sede em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

CNPJ da Verde Gestão

 Cerca de 16 contratados da Dinâmica aceitaram o acordo e assinaram documentos abrindo mão de direitos trabalhistas para serem contratados pela Verde Gestão de Serviços e Resíduos, que após pagar somente a metade do primeiro salário passou a não honrar mais com compromissos trabalhistas. “Foi um golpe que aplicaram na gente. No segundo mês nós não recebíamos mais salários da nova empresa”, desabafou a ex-funcionária, que hoje busca na justiça seus direitos trabalhistas.

Os Centros de Vocação Tecnológica da FAETEC existem em 37 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O deputado estadual Gustavo Tutuca comandou a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social de 2013 à 2018 como político da confiança dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

 

CONTATO COM OS CITADOS NESSA REPORTAGEM              

Gustavo Tutuca não atendeu nossas ligações telefônicas e não respondeu aos questionamentos enviados pelo aplicativo Whatsapp.

  • Você indicou todos os contratados da empresa Dinâmica no CVT-BP do bairro Matadouro, em Barra do Piraí?
  • Qual a sua relação com Gilson Carlos Rodrigues Paulino?
  • É verdade, que além dos 20 contratados da Dinâmica que verdadeiramente compareciam ao setor de trabalho, mais 25 funcionários da empresa eram lotados no CVT-BP?
  • O vereador Jose Ernesto Magiole (PSDC) atuou na campanha de sua reeleição em 2014?
  • Você sabe dizer quem são os supostos representantes da Dinâmica tratados como Vichello e Leandro?
  • É verdade, que a empresa Dinâmica também era fornecedora de materiais de limpeza para o CVT-BP do Matadouro?
  • Você tomou conhecimento sobre a reunião comandada por Gilson Paulino e Leandro, quando foi proposto aos 20 contratados da Dinâmica, que eles abrissem mão de seus direitos trabalhistas em troca de novas contratações pela empresa Verde Gestão de Serviços e Resíduos, com sede em São João de Meriti, na Baixada Fluminense?
  • Quais formações técnicas são oferecidas hoje pelo CVT-BP do Matadouro?

Juliane Magiole não foi encontrada no CVT-BP do Matadouro e não respondeu aos nossos pedidos de contato.

Não foi possível fazer contato com Gilson Paulino, hoje vice-presidente da FAETEC.

 

FOTO DA CAPA – Inauguração do CVT-BP no bairro do Matadouro, em Barra do Piraí, no dia 28 de fevereiro de 2011.

1000 Caracteres remanescentes


Mais Acessadas

Mais Acessadas

Mais Acessadas

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sempre por dentro das notícias!.

Fundado em 28 de fevereiro de 2018.
Editor/Fundador: Jeff Castro

Opinião:
Jeff Castro - Trocando em Miúdos



 

Mídias Sociais

balao 02

(24) 99295-7576
contato@papagoiaba.com