Trocando em Miúdos
Previsão de verão com temperaturas amenas e chuvas acima da média de novembro a janeiro
Com a proximidade do verão - começa no dia 21 de dezembro de 2024 e termina em 20 de março de 2025 - a meteorologista Raquel Franco, do Sistema Alerta Rio, prevê, que com o fim da temporada do El Niño - fenômeno climático que provoca aquecimento das águas do Pacífico – o verão terá temperaturas mais amenas, mesmo que não ocorra a La Niña - fenômeno climático que esfria as águas do Pacífico.
Se o calor para este trimestre não deve ser tão forte, por outro lado as chuvas no estado do Rio de Janeiro devem ser acima da média no período de novembro deste ano a janeiro de 2025, assim como ocorreu em janeiro passado, que apresentou pluviosidade recorde para o mês.
Na estação mais quente do ano, é fundamental redobrar os cuidados com a alimentação, a hidratação e com a pele. Segundo os dermatologistas, a intensidade e a maior exposição ao sol exigem o uso intensivo do filtro solar.
A alimentação é outro fator primordial. Comer alimentos leves e saudáveis, tais como saladas, frutas, verduras, legumes, grãos e proteínas, é fundamental para a saúde. Os líquidos devem estar intensamente presentes na dieta, uma vez que por causa da transpiração, a necessidade de hidratação é maior.
Dicas para curtir o verão com saúde:
- Beba bastante líquido. O recomendado é ingerir três litros de água nos dias muito quentes.
- Ofereça líquidos com frequência para crianças e idosos. Ambos exigem atenção redobrada. O metabolismo do idoso cai com a idade. As crianças gastam muita energia, o que contribui para a perda de umidade. Nem sempre eles pedem água ou dizem estar com sede.
- Fuja de locais fechados. Ambiente arejado, bem ventilado e limpo afasta os riscos de doenças respiratórias.
- Use filtro solar, sempre.
- Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
- Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas e, é claro, um sorvete ou picolé para refrescar.
- Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
- Use chapéu ou boné quando ficar ao sol. E não esqueça dos óculos escuros, que devem ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
- Tenha um cuidado ainda maior com bebês, idosos com mais de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.
-
Categoria
Trocando em Miúdos -
Cliques
180 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários