Trocando em Miúdos
Folha de São Paulo informou que doses vencidas da AstraZeneca foram distribuídas no Sul Fluminense e Costa Verde
Segundo reportagem desta sexta-feira, 2, na Folha de São Paulo, cerca de 120 doses da vacina AstraZeneca/Oxford com prazos de validade vencidos foram aplicadas os municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí, Rio Claro, Piraí, Resende e Volta Redonda, no Sul Fluminense, e Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio.
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que está fazendo contato com as 26 pessoas que receberam vacinas dos lotes citados para conferir datas de validade e de vacinação.
Em Resende foram distribuídas 35 doses; em Angra dos Reis, 29 doses; Rio Claro, uma dose e Piraí, uma dose. As Secretarias de Saúde dos municípios também fazem contato com as pessoas que receberam vacinas dos lotes citados para conferir datas de validade e de vacinação.
A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí divulgou nota, informando, que o Departamento de Vigilância e Imunização promoveu checagem e anotações dos lotes divulgados pelo jornal e disse que eles não foram utilizados no processo de imunização.
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa informou que as doses citadas na reportagem, com vencimento no dia 14 de abril, foram aplicadas no dia 03 de abril, dentro do prazo de validade.
Confira os números dos lotes: 4120Z001 (29 mar), 4120Z004 (13 abr), 4120Z005 (14 abr), CTMAV501 (30 abr), CTMAV505 (31 mai), CTMAV506 (31 mai), CTMAV520 (31 mai), e 4120Z025 (4 junho). As datas se referem aos dias que as vacinas tiveram as validades vencidas.
O Ministério da Saúde informou que nenhuma dose com prazo de validade vencido foi distribuída e caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses. Além disso, ainda segundo a pasta, o vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Trocando em Miúdos -
Cliques
1231 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários