Trocando em Miúdos
Dia Mundial Sem Tabaco: saiba por que é preciso parar de fumar
Segundo dados do Ministério da Saúde, são cerca de 21 milhões de fumantes no Brasil, o que representa 12% da população. Marcando o fim do mês de maio, nesta terça-feira, 31, ações do Dia Mundial sem Tabaco mobilizarão a população para o combate ao tabagismo. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e alerta para a doença que é a principal causa de morte evitável no mundo e se caracteriza pela dependência física da nicotina.
Fumar um cigarro significa tragar ou inalar mais de 4 mil substâncias químicas, muitas delas tóxicas ou altamente cancerígenas. O tabagismo é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas no mundo. De acordo com a OMS, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Dessas, mais de 1 milhão são fumantes passivas.
Um inimigo mais moderno, o cigarro eletrônico é muito utilizado por jovens e podem aumentar em mais de quatro vezes o risco do uso do cigarro, como destaca o alerta do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O tabagismo é um dos principais vilões quando o assunto é doenças cardiovasculares. O cigarro agride a parede de células que recobre os vasos sanguíneos, fazendo com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Também estão na lista de doenças causadas ou agravadas pelo tabagismo a diabetes e vários tipos de cânceres.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Trocando em Miúdos -
Cliques
557 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários