Notícias | PAPAGOIABA
Detran-Rio prorroga prazo de licenciamento anual e vencimento para todas as placas
Os proprietários de veículos do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020.
O Detran-Rio prorrogou o calendário de licenciamento anual e o vencimento para todas as placas (0 a 9) passou para o dia 30 de novembro.
Carteira Digital de Trânsito
Para evitar aglomerações nas unidades, o departamento orienta que os proprietários de veículos busquem a versão digital do documento, que pode ser feita integralmente online pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Denatran.
O documento digital baixado no aplicativo é válido em todo o território nacional, substitui o documento obtido nos postos do Detran e pode ser impresso em casa.
Entretanto, para o proprietário de veículo que não deseja aderir ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Denatran, a melhor opção neste período complicado pela pandemia do novo coronavírus é a contratação dos serviços do despachante do Detran.
A função do Despachante
O despachante do Detran pode providenciar toda a documentação relativa à legalização de um veículo.
O serviço prestado pelo despachante, é, basicamente, a emissão e a alteração de todos os documentos relativos à regularização de veículos e a realização dos registros e vistorias de veículos exigidos pela legislação de trânsito.
Para isso, nos municípios de cada estado o condutor poderá procurar o despachante credenciado para a realização do serviço.
Isso é possível porque, apesar de estar vinculado ao Detran, o despachante de trânsito trabalha em estabelecimento próprio, registrado em Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Assim, o serviço do despachante facilita a vida dos motoristas e responsáveis por veículos, já que não precisam ir até a sede do órgão para solicitar documentos e fazer registros relativos ao veículo.
Desse modo, os serviços que podem ser realizados pelo despachante de trânsito são:
- primeiro emplacamento;
- transferência;
- segunda via de CRV;
- segunda via de CRLV;
- alteração na placa;
- troca de município no registro;
- troca de estado no registro;
- alteração de características do veículo;
- alteração de endereço residencial do responsável pelo veículo;
- comunicação de venda;
- consulta de situação do veículo;
- baixa definitiva de veículo como sucata
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
743 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários