Notícias | PAPAGOIABA
Projeto vai reintroduzir guarás-vermelhos na Reserva Biológica de Guaratiba, no Rio de Janeiro
Último avistamento de bandos no estado foi em 1952
O guará-vermelho (Eudocimus ruber), que deu origem ao nome de um bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Guaratiba, que na língua tupi, significa “ajuntamento de guarás”, será reintroduzido na Reserva Biológica de Guaratiba a partir de janeiro de 2024. Segundo informou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto foi adiado para o início do próximo ano por causa da emergência em saúde decretada com a gripe aviária no estado do Rio de Janeiro.
FOTO/CAPA/divulgação/guará-vermelho
Com uma vistosa coloração vermelha, que chama a atenção por sua beleza, a ave, que desapareceu do Rio de Janeiro, voltará a ser vista, em breve, voando pelos manguezais do estado.
Na última lista de fauna ameaçada do Rio, publicada em 1998, a ave aparecia como “criticamente em perigo” de extinção. O último avistamento de bandos da espécie no estado do Rio foi feito em 1952, na Baía de Guanabara. Depois disso, foram feitos apenas registros isolados, em 1985, na Baía de Sepetiba, e em 1996, em Guaratiba.
As solturas serão feitas em grupos, que, antes de serem liberados na reserva de Guaratiba, passarão por um período de adaptação.
A Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea estão preparando uma atualização da lista de espécies de animais ameaçados de extinção no estado. A autorização para iniciar o levantamento da fauna estadual e seu status de conservação no território fluminense foi recebida pela Secretaria este mês.
A lista atual foi produzida há 15 anos, por uma equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e mostrou a existência de 257 espécies em risco de desaparecer da natureza no estado.
As listas de ameaça da fauna servem, entre outras coisas, para direcionar ações de conservação para as espécies com maior risco.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1158 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários