Notícias | PAPAGOIABA
MPRJ e PRF fazem operação contra fraude no transporte de combustíveis no Rio
Grupo é suspeito de usar notas fiscais frias
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumprem, nesta sexta-feira, 10, dezenove mandados de prisão e 38 de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes fiscais no transporte de combustíveis.
Os mandados estão sendo cumpridos em endereços da Capital, Piraí, Volta Redonda, São João de Meriti, Belford Roxo, São Gonçalo, Duque de Caxias, Guapimirim e Itaboraí, no Estado do Rio. Também são realizadas buscas no 31º Batalhão de Polícia Militar, no Recreio, Zona Oeste carioca. No Estado de São Paulo, mandados são cumpridos em Paulínia e Bauru.
Segundo o MPRJ, o grupo é suspeito de usar notas fiscais frias (falsificadas), simular caminhões vazios e pagar propina a agentes públicos.
As investigações da segunda fase da operação Desvio de Rota mostraram que o grupo criminoso transportava etanol em rotas incompatíveis com a origem e o destino das notas fiscais apreendidas. Ao serem interceptados pelos fiscais da operação Barreira Fiscal, recorriam a suborno e, às vezes, a ameaças e violência.
No curso das investigações, 73 carretas com três milhões de litros de etanol foram apreendidas, o que geraria um prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, através do não pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Falsários
De acordo com o MPRJ, a organização se dividia em três núcleos: os líderes, que organizavam a ação; o núcleo logístico, que envolvia proprietários de empresas de transporte, os motoristas e os falsários; e os lobistas, que faziam a interlocução com as empresas de revenda de combustível.
Entre os denunciados pelo crime estão pelo menos dois agentes públicos, um policial militar e um ex-agente da Barreira Fiscal de nome Vando Roberto Amorim da Cunha, que é funcionário comissionado do gabinete do deputado estadual Giovani Ratinho (Pros).
. A Corregedoria da Polícia Militar também atua na operação de hoje.
FOTO/divulgação/Agência Brasil
-
Categoria
Notícias -
Cliques
774 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários