Notícias | PAPAGOIABA
MPF move ação para preservação de patrimônios históricos da rede ferroviária em Barra do Piraí e Vassouras
O Ministério Público Federal (MPF) move duas ações, com pedido de liminar, para reparação de danos causados a patrimônios históricos da rede ferroviária do Brasil na Estação Ferroviária de Santana da Barra, em Barra do Piraí, e na Estação Ferroviária de Barão de Vassouras, em Vassouras, no Sul e Centro-Sul Fluminense, que estão em avançados estados de deterioração.
Nas ações, o MPF requer a condenação do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (Dnit) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na obrigação de fazer, consistente na reparação de todos os danos causados aos imóveis, recompondo-os, observando-se todas as suas características originais.
A Estação Ferroviária de Santana da Barra, na Rua Coronel Claudino Dias, bairro Santana da Barra, em Barra do Piraí, foi alvo de atos de vandalismo e de roubo e encontra-se em processo adiantado de arruinamento da área interna. Foi constatado pelo MPF, que a estação abandonada perdeu o telhado de um corpo lateral e está degradada no corpo central e na outra lateral.
Também abandonada, a Estação Ferroviária de Barão de Vassouras perdeu o telhado e o fechamento da maior parte dos vãos das esquadrias com alvenarias.
As perícias nos patrimônios históricos da rede ferroviária do Brasil realizadas pelo Iphan em 2010, 2016 e 2020 confirmaram os avançados estados de deterioração das Estações Ferroviárias de Santana da Barra e Barão de Vassouras.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
952 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários