Notícias | PAPAGOIABA
Moradores de Barra do Piraí cobram serviço de desassoreamento do Rio Piraí
Moradores de Piraí e Barra do Piraí, no Sul fluminense, viveram, neste feriado de 1º de maio, a segunda grande cheia do Rio Piraí em apenas 4 meses.
Tanto a primeira cheia, no dia 18 de dezembro, quanto a segunda, neste feriado do Dia do Trabalhador, tiveram como principal causa o intenso volume de chuva em Rio Claro, onde o distrito de Lídice foi o mais atingido pelas fortes enxurradas com o transbordamento dos rios Parado e Das Pedras.
MATÉRIA SOBRE RIO CLARO E LÍDICE
30 de abril - Fortes Chuvas Provocam Alagamentos, Deslizamentos E Bloqueios De Rodovias No Sul E Costa Verde Do Rio
https://www.papagoiaba.com/destaques/fortes-chuvas-provocam-alagamentos-deslizamentos-e-bloqueios-de-rodovias-no-sul-e-costa-verde-do-rio
Piraí
No município de Piraí os bairros mais afetados pela cheia do Rio Piraí foram Vale Verde, Santo Antônio, Country, Nova Esperança, Santanésia e Centro da cidade.
Equipes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos iniciaram a segunda-feira, 2, trabalhando na limpeza de vias e localidades atingidas.
Barra do Piraí
No município de Barra do Piraí o Rio Piraí subiu cerca de 6 metros invadindo casas, escolas, igrejas, repartições públicas e estabelecimento comerciais nos bairros Chalet, Santana de Barra, Carbocálio, Ponte Vermelha, Roseira, Ponte do Andrade, Maracanã, Vargem Grande, Muqueca e também no Centro da cidade.
O prefeito Mário Esteves decretou situação de emergência e equipes das secretarias de Serviços Públicos e de Obras ainda avaliam os prejuízos provocados pela cheia do Rio Piraí em logradouros públicos e propriedades privadas.
FOTO/reprodução - Casas desabaram no bairro Roseira.
No bairro da Roseira, localidade mais atingida, várias casas e uma ponte para pedestres desabaram na manhã desta segunda-feira, 2. Não houve feridos e o Corpo de Bombeiros atendeu rapidamente a ocorrência.
No bairro da Muqueca, parte do pátio do Posto Nova Barra foi levada pela forte correnteza do Rio Piraí. Não houve feridos e os proprietários iniciaram a semana avaliando danos e projetando a recuperação do estabelecimento.
FOTO/reprodução - Avenida Ramiro Jaime da Fonseca (Beira-Rio)
No Centro da cidade, a Avenida Ramiro Jaime da Fonseca (Beira-Rio) apresenta rachaduras importantes. Parte da rua cedeu e um trailer próximo a Praça do Skate caiu no Rio Piraí.
Ainda sem a divulgação do número de desabrigados e desalojados, o governo municipal montou pontos de apoio Escola Municipal Manoel Fonseca, no Centro da cidade, EM Anna Casalli, na Ponte Vermelha, EM Maria Aparecida Pegas Pereira, na Roseira, e EM Conde Modesto, no Parque Santana.
Equipes da Secretaria de Assistência Social estão prestando ajuda para as famílias e kits de limpeza e alimentação já estão sendo disponibilizados.
DRAGAGEM DO RIO PIRAÍ EM 2015
Nas redes sociais a principal cobrança dos moradores de Barra do Piraí diz respeito ao serviço de desassoreamento (dragagem) do Rio Piraí, realizado pela última vez em 2015, na gestão do prefeito Maércio de Almeida e através do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
FOTO/Arquivo - André Correa e Máercio de Almeida, em 2015
Na época, o secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, disponibilizou três escavadeiras, um trator e seis caminhões da Dimensional Engenharia Ltda, empresa contratada pela Secretaria de Estado de Ambiente para o serviço de dragagem do Rio Piraí.
O Programa Limpa Rio atua em todo o estado e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos e também o combate à proliferação de vetores.
PRIMEIRA DRAGAGEM - 1995
A primeira dragagem do Rio Piraí foi realizada em 1995, pelo Ministério da Integração Regional.
FOTO/Arquivo - Prefeito Heitor Favieri e senador Nelson Carneiro anunciam a dragagem em 1995
Naquele ano, o prefeito Heitor Favieri, já falecido, contou com apoio político do senador Nelson Carneiro, também já falecido, para viabilizar o primeiro serviço de desassoreamento do Rio Piraí.
SEGUNDA DRAGAGEM - 2010
FOTO/Arquivo - Trecho do Rio Piraí no Parque Santana após a dragagem em 2010
Fruto de um acordo no valor de R$ 14 milhões entre o prefeito Zé Luiz e diretores da Light S/A, a segunda dragagem do Rio Piraí foi realizada em 2010.
FOTO/CAPA/reprodução - Casas desabaram no bairro Roseira.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1072 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários