Notícias | PAPAGOIABA
Ministro confirma que Parque Nacional do Itatiaia receberá cadeiras de rodas adaptadas para trilhas de ecoturismo
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, confirmou, em vídeo publicado sobre o estudo técnico para concessão de oito parques federais, que as cadeiras de rodas adaptadas para trilhas de ecoturismo, chamadas de Juliettis, estarão disponíveis no Parque Nacional do Itatiaia, que abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e de Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais.
A notícia foi divulgada em primeira mão pelo JBP Papagoiaba no dia 2 de fevereiro. Cada cadeira adaptada suporta uma pessoa de até 90 quilos, e poderá ser usada também em casos de resgate de acidentados em locais de difícil acesso. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Meio Ambiente lança editais para estudos de concessão de parques
O Ministério do Meio Ambiente publicou, na segunda-feira, 22, editais públicos para iniciar estudos de concessão de parques federais. Segundo nota divulgada pela pasta, sete estudos serão realizados com a finalidade de viabilizar as concessões de oito parques nacionais.
Os levantamentos deverão propor modelos viáveis de uso econômico-financeiro, além de projetos de engenharia, arquitetura e planejamento operacional para os parques. As propostas vencedoras terão 120 dias para apresentar resultados.
O projeto é realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e visa fomentar e ampliar o turismo nacional.
As unidades de conservação contempladas nos estudos são: Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF).
Segundo informa a pasta, a parceria com a Unesco prevê o lançamento de outros editais para novos estudos, que deverão ser lançados nas próximas semanas. Os editais podem ser consultados na íntegra no site da Unesco.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
777 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários