Notícias | PAPAGOIABA
Mais de 100 espécies de aves foram observadas no Parque Estadual da Pedra Selada, no Sul Fluminense
O Parque Estadual da Pedra Selada, situado no Sul Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu neste fim de semana o Programa Vem Passarinhar. A atividade tem a finalidade de estimular a prática de observação de aves em vida livre, uma ferramenta de conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.
Durante os três dias de passarinhada, os participantes puderam observar os pássaros na Fazenda do Mel, em Visconde de Mauá, assim como no Camping Club do Brasil, na Serrinha do Alambari, ambos situados na Zona de Amortecimento do parque. “O Vem Passarinhar consiste em incentivar a observação das aves nas unidades de conservação estaduais, ajudando a incrementar o turismo local. Esse programa vem se mostrando importante não só para a gestão da biodiversidade nos Parques Estaduais, mas também para a sensibilização da sociedade quanto a sua importância para a natureza”, disse João Rafael Marins, um dos coordenadores do Programa Vem Passarinhar.
Com aproximadamente oito mil hectares na região da Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual da Pedra Selada, abrange partes dos municípios de Resende e Itatiaia, no Sul fluminense. Tem como principal atrativo turístico o pico da Pedra Selada, com 1.755 metros de altitude, de onde é possível ter uma visão de 360 graus do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, incluindo o Pico das Agulhas Negras além de uma bela vista do Rio Preto que faz a divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Nesta edição do Programa, foram observadas 113 aves, entre as quais as espécies João-porca (Lochmias nematura); Saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla); Pula-pula (Basileuterus culicivorus); Surucuá-variado (Trogon surrucura); Tesourinha (Tyrannus savana); Tico-tico (Zonotrichia campensis); Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucops); além do Canário-da-terra (Sicalis flaveola).
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1174 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários