Notícias | PAPAGOIABA
Isosa de 98 anos morre de dengue em Itatiaia
A Secretaria de Saúde de Itatiaia, no Sul Fluminense, informou, na noite desta quarta-feira, 31, que a morte de uma idosa, de 98 anos, teve a dengue como causa.
FOTO/CAPA/reprodução - mosquito Aedes aegypt
A dengue foi diagnosticada na idosa no dia 5 de janeiro e ela faleceu quatro dias depois, no dia 9.
Segundo nota da Secretaria de Comunicação de Itatiaia, o município enfrenta grande avanço nos casos de dengue, quando comparado aos números de 2023.
Estão sendo adotadas medidas emergenciais como reforço das equipes de Saúde com a intensificação das visitas domiciliares para identificar e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypt, que transmite dengue, zika e chikungunya.
Entre as ações recomendadas estão: não deixar água parada; limpar e esvaziar os pratos de vasos de plantas; manter caixas d'água, cisternas e outros recipientes de armazenamento de água bem fechados e evitar deixar garrafas e pneus em locais que possam acumular água.
Dengue hemorrágica - Os sintomas da dengue hemorrágica, modo mais letal da doença, são os mesmos sintomas de dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Veja os sinais de alerta:
- Dores abdominais fortes e contínuas
- Vômitos persistentes
- Pele pálida, fria e úmida
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
- Manchas vermelhas na pele
- Comportamento variando de sonolência à agitação
- Confusão mental
- Sede excessiva e boca seca
- Dificuldade respiratória
- Queda da pressão arterial.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1295 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários