Notícias | PAPAGOIABA
Investigação de fraude eleitoral pode mudar quadro de vereadores eleitos em Barra do Piraí
Em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, o Juiz em exercício da 93ª Zona Eleitoral, Roberto Henrique dos Reis, concedeu, nesta quinta-feira, 10, medida liminar suspendendo a diplomação dos candidatos do Patriota, Roseli Enfermeira e Luiz Carlos Paulista, eleitos vereadores no dia 15 de novembro, respectivamente, com 786 e 641 votos.
A decisão, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), foi motivada pela denúncia do candidato a vereador Antônio Carlos Elias, o ‘Bitu’ (Progressista), que alegou fraude na lista de candidatas femininas do Patriota para permitir a utilização de dinheiro lícito, de forma ilícita, beneficiando o partido com o aumento do número de candidatos masculinos.
No centro da investigação estão as candidatas Cris Capato (1 voto) e sua filha Isabela Capato (22 votos). Cris Capato, que também é presidente do diretório municipal do Patriota, é suspeita de fraude eleitoral por lançar candidatura apoiando outros nomes do partido e pela utilização indevida de dinheiro do fundo partidário através de depósito no valor de R$ 40 mil na conta da filha Isabela Capato.
No deferimento do pedido de antecipação de tutela, o Juiz Roberto Henrique dos Reis apontou indícios de fraude eleitoral nas candidaturas de Cris Capato e de sua filha Isabela Capato com potencial para suspender a diplomação dos candidatos do Patriota. “Existem elementos suficientes nos autos e é possível seu deferimento sem ouvir as partes interessadas, pois a diplomação dos candidatos se avizinha e a diplomação dos candidatos causaria prejuízo irreparável ao erário público”, escreveu o magistrado, explicando a motivação de sua decisão: “Observa-se que não se exige a captação ilícita de recursos, pois os recursos podem ser lícitos, mas se sua obtenção for ilícita, embora de fonte lícita, estará configurada a proibição legal”
Os candidatos eleitos pelo Patriota recorrerão da decisão liminar. Caso não consigam reverter a decisão liminar no julgamento do mérito da ação na Justiça Eleitoral, serão diplomados os candidatos Jeordane Perino (Republicano) e Antônio Carlos Elias, o Bitu (Progressista), autor da ação, que obtiveram, respectivamente, 785 e 590 votos nas eleições municipais.
FOTO/reprodução - As candidatas Isabela Capato e Cris Capato
-
Categoria
Notícias -
Cliques
4211 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários