Notícias | PAPAGOIABA
Inea reconhece Mata do Gaitó como Reserva Particular do Patrimônio Natural em Barra do Piraí
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reconheceu como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a Mata do Gaitó, que conta com 80,65 hectares de Mata Atlântica abrangendo área particular de terra entre os distritos de Ipiabas e Dorândia, em Barra do Piraí, no Sul fluminense.
No Estado do Rio de Janeiro, a RPPN é considerada unidade de conservação de proteção integral criada em propriedade privada, sendo permitidas atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica.
Instituídas por iniciativa voluntária de seus proprietários, essas reservas são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento esse que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade.
Os avanços na conservação de terras privadas no Rio de Janeiro ocorrem no âmbito do Programa Estadual de Apoio à RPPN, instituído pelo Decreto Estadual nº 40.909/2007. Por meio do programa, o Inea oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados.
FOTO/divulgação – O registro do Gavião-caboclo (Buteogallus meridionalis) na 103ª RPPN criada no Estado do Rio de Janeiro
-
Categoria
Notícias -
Cliques
601 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários