Notícias | PAPAGOIABA
Implantação de torres de alta tensão ameaça preservação ambiental em Mendes
Em Mendes, no Centro-Sul Fluminense, a implantação de torres de alta tensão sem o devido estudo de impacto ambiental pela empresa Neonergia, preocupa moradores e autoridades.
FOTO/CAPA/reprodução
Segundo informações do deputado Áureo (Solidariedade-RJ), que propôs o debate realizado sobre a questão na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, as torres de alta tensão ameaçam a preservação ambiental no município de Mendes e comprometem a segurança dos cidadãos, que não foram ouvidos pela Neonergia.
A implantação das torres impactará, por exemplo, no Foyer de Charité, que é uma obra católica internacional e reconhecida pela Santa Sé no Vaticano, beneficente e sem fins lucrativos. "Por arbitramento da Neoenergia, ficou determinado que duas torres de alta tensão seriam instaladas nas dependências do local de retiro, uma em meio à mata virgem e a outra em área destinada a futuras construções do Santuário São João Paulo II, maculando a serenidade e tranquilidade do local e de suas reservas ambientais, verdadeiros patrimônio da instituição", disse Áureo.
Participando do debate na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, o prefeito de Mendes, Jorge Henrique de Oliveira, alegou que foi contatado pela empresa em março de 2023, e que nos anos anteriores, com as atenções governamentais voltadas para a pandemia do coronavírus, sua equipe não se posicionou sobre os rumores da implantação das torres de energia. “Até março de 2023 não tínhamos sido procurados pela empresa para um diálogo”, disse o prefeito, argumentando, que se a implantação das torres é inevitável, que o município seja recompensado com ações positivas no setor ambiental.
O procurador de Justiça aposentado, Pedro Moreira Alves de Brito, que é proprietário do Sítio Vale do Sossego - Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), disse que esperou quase três anos para discutir publicamente à implantação das torres de energia. “Que seja feito o estudo de impacto ambiental das torres no município de Mendes. Por que esperar que a discussão chegue ao Supremo Tribunal Federal?”, argumentou.
João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, afirmou, que a empresa está cumprindo todas as regras pertinentes ao processo na obra de linha de transmissão.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
4864 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários