Notícias | PAPAGOIABA
Gustavo Tutuca revela que poderá disputar Prefeitura de Volta Redonda
Aos 40 anos o deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB), que transferiu seu domicílio eleitoral para Volta Redonda em 2017, anuncia que está cada vez mais distante de Piraí, município do Sul Fluminense onde iniciou sua vida pública impulsionado pelo pai Artur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca (MDB), que foi prefeito durante três mandatos (1993/1996, 2005/2008 e 2009/2012).
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 2, em seu gabinete na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, Gustavo Tutuca revelou que poderá disputar a prefeitura da Cidade do Aço em 2020.
Com a imagem bastante arranhada em Piraí, onde o pai Tutuca foi derrotado nas urnas em 2016 pelo desafeto e atual prefeito Luiz Antônio (PDT), o deputado estadual Gustavo Tutuca deixa transparecer que acusou o golpe e que aparentemente não enxerga mais futuro político em sua cidade natal.
ESCÂNDALOS ABAFADOS COM O SUCESSO DE PIRAÍ
Em 2010, quando Piraí vivia mais um ano da década de sucesso com a ascensão política de Luiz Fernando Pezão, que tinha sido prefeito municipal por dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004) e ocupava o cargo de vice-governador do Estado do Rio, Gustavo Tutuca concorria pela primeira ao cargo de deputado estadual com apoio de seu pai Artur Henrique Tutuca, então prefeito municipal.
Denúncia de desvio de combustível para campanha eleitoral
Como nenhuma investigação era forte o bastante para enfrentar o poder do grupo de Sérgio Cabral no Estado do Rio de Janeiro, a denúncia do servidor público Pedro Luiz Dias de Oliveira sobre um suposto desvio de 800 litros de combustível no setor de Limpeza Urbana da Prefeitura de Piraí para a campanha eleitoral de Gustavo Tutuca em 2010, acabou abafada.
O caso foi revelado pela edição impressa do JBP em 24 de setembro de 2011, quando Gustavo Tutuca, que era filiado ao PSB, já cumpria o nono mês do seu primeiro mandato como deputado estadual.
O servidor Pedro Luiz Dias de Oliveira fez a denúncia na 94ª Delegacia de Polícia Civil e Ministério Público do Estado.
Prefeitura pagou contas de telefone e de internet do deputado
Em 2012, em sua primeira versão online, o JBP revelou que a Prefeitura de Piraí pagou contas de celular e de internet do deputado estadual durante o ano de 2011.
Naquele ano uma fonte que teve o nome preservado, enviou ao JBP uma planilha onde estavam registrados os pagamentos das contas do telefone celular e de internet do deputado estadual Gustavo Tutuca, que tinham sido autorizados pelo então prefeito Artur Henrique Tutuca.
O caso foi abafado sem que Gustavo Tutuca apresentasse qualquer explicação sobre os pagamentos que somaram R$ 12.095,98.
Eleito pela primeira vez em 2010 pelo PSB, Gustavo Tutuca foi reeleito em 2014 e 2018 pelo MDB.
Homem forte de Cabral e Pezão o deputado Tutuca segue próximo de Witzel
De 2013 a 2018, período em que comandou a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, o deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) só deixou a Pasta em curtos períodos de tempo para concorrer às reeleições ou para garantir votos na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) em matérias de interesse dos governadores Sérgio Cabral (MDB) e Luiz Fernando Pezão (MDB).
Desde janeiro Gustavo Tutuca vem se aproximando do governador Wilson Witzel (PSC) e o primeiro sinal de sucesso nesse novo traçado político surgiu em junho com a nomeação de sua apadrinhada Gina Peres Ribeiro como coordenadora de um processo de licitação milionário para contratar empresa prestadora de serviços da Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio).
Um mês depois o deputado Tutuca emplacou mais um apadrinhado no governo Witzel, dessa vez na Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).
Gilson Carlos Rodrigues Paulino, que substituiu o professor Carlos Eduardo Bielschowsky na presidência da Fundação Cecierj, foi citado na denúncia de uma funcionária sobre supostos funcionários fantasmas no Centro de Vocação Tecnológica de Barra do Piraí (CVT-BP) publicada pelo JBP Papagoiaba em março de 2018.
FOTO/CAPA/MONTAGEM/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1938 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários