Notícias | PAPAGOIABA
Funcionários de terceirizada denunciam salários atrasados e desrespeito aos direitos trabalhistas no posto de vistoria do Detran em Barra do Piraí
O desrespeito aos funcionários das empresas terceirizadas pelo governo do estado parece não ter fim.
Alertada por funcionários da It Plan, contratada pelo Detran-Rio para atuar nos postos de vistoria do órgão, a reportagem do JBP Papagoiaba apurou, que oito dos quatorze funcionários com dois meses de salários atrasados, foram comunicados, informalmente, pelo chefe do posto de vistoria localizado no bairro das Oficinas Velhas, em reunião na manhã desta quinta-feira, 7, que serão desligados da empresa.
Sem mais informações sobre direitos trabalhistas, como salários atrasados e avisos prévios, os funcionários da It Plan iniciaram manifestação na entrada do posto de vistoria, que foi encerrada com a chegada dos policiais militares do 10º BPM chamados pelo chefe do posto, Leonardo Lopes, que é funcionário do Detran-Rio.
Conversando com nossa reportagem, os funcionários revelaram, que em dezembro do ano passado, quando ainda atuavam na ProBid, também terceirizada pelo Detran-Rio, eles foram praticamente obrigados a assinarem novos contratos com a It Plan. “Não sabemos se nossos direitos trabalhistas como contratados da ProBid foram preservados nessa mudança”, disseram os trabalhadores, que também reclamaram do procedimento adotado pelo chefe do posto para escolher entre os 14 contratados da It Plan, os seis que serão absorvidos por uma nova empresa terceirizada pelo órgão, a Planejar.
O Detran-Rio vem trabalhando desde o final de 2018 com serviços prestados por terceirizadas sem cobertura contratual. No total, são R$ 150 milhões sem contrato.
A situação mais grave é a da IT Plan, a maior prestadora de serviços do departamento, que está trabalhando sem contrato desde 9 de novembro do ano passado.
O Detran-Rio assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado se comprometendo a pagar pelos serviços prestados sem cobertura contratual.
Até o momento o novo presidente do Detran-Rio, Luiz Carlos das Neves, ainda não sinalizou como o governador Wilson Witzel pretende solucionar os problemas dos trabalhadores sem salários e direitos trabalhistas, que foram contratados pelas empresas terceirizadas para prestarem serviços ao órgão estadual.
Procurado por nossa reportagem, o chefe do posto de vistoria do Detran-Rio em Barra do Piraí, Leonardo Lopes, disse que não está autorizado a responder questionamentos da imprensa.
CASO SEMELHANTE NO CVT DE BARRA DO PIRAÍ
Em março do ano passado, o JBP Papagoiaba publicou matéria sobre os 16 contratados da empresa Dinâmica, que abriram mão dos direitos para serem contratados pela Verde Gestão de Serviços e Resíduos e só receberam a metade do primeiro salário. As empresas prestavam serviços no Centro de Vocação Tecnológica, no bairro Matadouro, também em Barra do Piraí. Leiam: https://www.papagoiaba.com/destaques/ex-funcionaria-denuncia-supostos-funcionarios-fantasmas-e-golpe-trabalhista-no-cvt-bp-do-matadouro-em-barra-do-pirai
FOTO/Jeff Castro
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1292 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários