Notícias | PAPAGOIABA
Funcionário da Santa Casa denuncia infestação de ratos no hospital de campanha em Barra do Piraí
O JBP Papagoiaba recebeu, nesta quarta-feira, 16, a visita de um funcionário da Casa de Caridade Santa Rita de Cássia – Santa Casa de Misericórdia. Pedindo sigilo sobre sua identidade o funcionário fez denúncias graves sobre a crise do principal hospital de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
Segundo o funcionário, o hospital de campanha montado no estacionamento do Polo de Emergência, constantemente é invadido por ratos. “Em pelo menos uma oportunidade uma médica foi obrigada a realizar atendimento no lado fora das lonas por causa da presença de ratos dentro do hospital de campanha”, disparou, revelando, também, que todo o esgoto e materiais líquidos são despejados na rede pluvial que corta o pátio do estacionamento da Santa Casa.
Ainda segundo a denúncia do funcionário da Santa Casa de Misericórdia, é comum faltar medicamentos e óleo diesel nos geradores submetendo pacientes aos ineficientes respiradores manuais até o restabelecimento da energia elétrica. “Faltam oxigênio e ar comprimido para a emergência. Estão devendo todos os fornecedores, como estão com o hospital de campanha, principalmente os respiradores dependem desses cilindros, que são pouquíssimos”, revelou, acrescentando: “Por diversas vezes ocorreram a falta de medicamentos básicos como dipirona, buscopan composto, ranitidina, entre outros.”
Para o funcionário a situação grave do hospital está sendo mascarada com obras civis executadas com verbas públicas sem qualquer transparência. “Recentemente a ambulância foi retirada de circulação por falta de pagamento pela locação. A ambulância do Hospital Maria de Nazaré agora é dividida com a Santa Casa”, argumentou.
Mais uma denúncia gravíssima envolve a água utilizada na Santa Casa, que segundo informações do funcionário apresenta teste químico incompatível com exigências dos órgãos normativos para impedir a proliferação de microrganismos.
Governador Witzel e prefeito Mário Esteves - FOTO/divulgação
O denunciante também abordou questões trabalhistas. “Os funcionários demitidos sem justa causa não recebem sequer o salário do mês trabalhado. Ao procurarem o RH da instituição, dizem para procederem com uma ação judicial”, disse, encerrando a conversa com uma revelação de bastidores sobre a visita do governador Wilson Witzel a obra paralisada da UPA. “O governador estava bastante estressado com o local escolhido para a obra. Witzel sabia que uma UPA não poderia ser construída no terreno de um hospital com UTI e centro cirúrgico. UPA é uma unidade desvinculada de hospitais utilizada para o primeiro atendimento, posteriormente o doente é transferido”, encerrou.
GARANTIA AO DIREITO DE RESPOSTA
O JBP Papagoiaba abre espaços para que os administradores da Santa Casa e responsáveis pela Secretaria de Saúde de Barra do Piraí possam responder, rebater, explicar ou desmentir as denúncias apresentadas.
Os textos serão publicados nessa mesma matéria caso eles nos sejam enviados.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
5510 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários