Notícias | PAPAGOIABA
DER-RJ finaliza implantação de usina solar em Piraí
O sistema fotovoltaico vai economizar gastos do estado com energia
A primeira usina solar do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está recebendo os últimos ajustes para entrar em operação no mês de abril. A transição para o modelo energético, além de proteger o ambiente, representa economia nos gastos do Estado, recursos que podem ser usados para novos investimentos. A usina concentra um sistema fotovoltaico, instalado em um terreno em Piraí, no Sul Fluminense, e vai abastecer o prédio-sede do DER, na Capital, e a unidade de Niterói, gerando uma economia anual estimada em R$ 4,26 milhões para o Estado.
FOTO/reprodução
A usina de captação de energia solar, projetada para gerar 960 mil kWh/ano, recebeu investimento de R$ 3,7 milhões. A redução proporcionada pela transição de energia vai permitir novas obras de melhorias nas estradas e infraestrutura nos municípios. A expectativa é de que no prazo de um ano e meio, o DER recupere totalmente o investimento em geração de energia solar, com a economia nas contas de luz dos dois prédios públicos.
O município de Piraí foi escolhido como local para instalação da usina solar pela sua posição estratégica, que garante sol ao longo do dia. Os painéis ocupam um terreno de 41 mil m², onde funciona também uma unidade de Conservação do DER, na região.
De acordo com o modelo on-grid, a energia solar captada é convertida em eletricidade, permitindo o uso no local e o excedente sendo repassado à concessionária, que fornece créditos ao consumidor.
A instalação da central solar fotovoltaica, composta por 1.150 paineis com potência de 550wp, foi realizada pela empresa Pemipa Soluções, Serviços e Empreendimentos Ltda. Os módulos fotovoltaicos possuem garantia de performance de 25 anos e são extremamente duráveis e resistentes, aprovados em testes de impacto que simulam granizo e outros objetos.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1247 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários