Notícias | PAPAGOIABA
Barra do Piraí se torna pioneira no licenciamento de centros de reciclagem sem exigência de licença ambiental
Emissão de certidão de inexigibilidade pelo município vai viabilizar atividades de cooperativas de catadores de materiais recicláveis na região
Parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e a Prefeitura de Barra do Piraí possibilitou um feito inédito na última semana: a emissão da primeira certidão municipal de inexigibilidade de licenciamento ambiental para uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.
A entrega tornou o município do Sul Fluminense o primeiro do estado a possibilitar, por meio do documento emitido pela prefeitura, a contratação de centros de reciclagem por grandes empresas sem a necessidade de um processo de licenciamento ambiental. A novidade faz parte do empenho da equipe técnica da Seas em apoiar os municípios a implantarem seus programas de coleta seletiva.
Embora as cooperativas de reciclagem de pequeno e médio porte não precisem de licenciamento ambiental perante o poder público, os grandes geradores de resíduos exigem das cooperativas a certidão inexigibilidade de licença, documento que pode desencadear um processo longo, caro e que muitas vezes inviabiliza suas atividades.
“A medida é um ganho para o meio ambiente e para toda a categoria dos catadores de materiais recicláveis. Esperamos que Barra do Piraí possa inspirar e estimular outros municípios do Estado a fazerem o mesmo. As prefeituras possuem autonomia para facilitar a emissão da certidão de inexigibilidade, e a Seas e o Inea estarão sempre à disposição para auxiliá-las“, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Com relação à gestão de resíduos, a Seas acompanhou e orientou todo o processo metodológico e modelagem, desde a fase de diagnóstico e planejamento até a implantação, do sistema municipal de coleta seletiva em Barra do Piraí. Os gestores municipais foram capacitados para que se implantasse a coleta seletiva em caráter contínuo, o que inclui diversas ações como elaboração de legislação e atividades de educação ambiental.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
534 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários