Notícias | PAPAGOIABA
Asteroide do tamanho de um campo de futebol foi detectado menos de 24 horas antes de sua passagem próxima da Terra, no domingo, 15 de abril
No sábado, 14, astrônomos do Catalina Sky Survey e do Steward Observatory, no estado norte-americano do Arizona, descobriram um asteroide menos de 24 horas antes de sua passagem a 192 mil quilômetros da Terra, cerca da metade da distância entre o planeta e seu satélite natural.
Batizado de 2018 GE3, o asteroide do tamanho de um campo de futebol passou muito próximo da Terra a uma velocidade de 29,8 quilômetros por segundo, ou 107 mil quilômetros por hora.
O banco de dados da NASA sobre objetos que passam próximo a Terra, mostra, que os últimos casos de asteroides maiores que o 2018 GE3, que passaram por aqui a uma distância inferior à metade da que separa o planeta de seu satélite natural, ocorreram em 2001 e em 2002.
Cientistas afirmaram que não é incomum asteroides passando pela Terra como fez o 2018 GE3, com distâncias inferiores à do nosso planeta até a Lua. No entanto, o que chamou a atenção neste caso é o tamanho do corpo celeste despercebido até a última hora, que poderia ter causado um estrago enorme se sua trajetória fosse um pouco diferente.
Na Rússia, em 2013, um asteroide explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk criando uma onda de choque e ferindo centenas de pessoas, embora nenhum dos danos tenha sido realmente sério. Milhares de janelas se quebraram no processo.
O 2018 GE3 é até cinco vezes maior do que o asteroide russo, o que dá uma dimensão dos prejuízos que ele poderia causar.
FOTO/reprodução - Fonte/Olhar Digital
-
Categoria
Notícias -
Cliques
996 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários